ECUMENISMO: Uma marca dos franciscanos do Convento

Compartilhe:

Foto: Zanete Dadalto - Procissão Fotográfica

Paz e Bem!

Ao longo da última semana, os cristãos capixabas viveram dias inesquecíveis e que certamente entraram para história. Protagonizando encontros inéditos, os franciscanos do Convento acolheram na fraternidade quatro pastores e uma pastora de diferentes confissões religiosas. Os líderes participaram das Missas no Santuário, fizeram a reflexão e partilha da palavra e ao final sempre deixavam uma mensagem aos capixabas, sobretudo neste tempo de pandemia.

Por ocasião da Semana de Oração de Oração pela Unidade Cristã foi preparada pelas Igrejas cristãs em Malta e promovida pelo CONIC-ES em consonância com o permanente diálogo inter-religioso entre religiões do mundo inteiro. Neste ano, a SOUC trouxe como tema “Gentileza Gera Gentileza”, uma reflexão baseado na passagem de At 28, 2, que relata o momento em que Paulo é acolhido, por habitantes de Malta, após um naufrágio em seu navio. As motivações dizem que aquelas pessoas usaram de receptividade e Gentileza para com o apóstolo. Todos os anos, em 10 de fevereiro, muitos cristãos da ilha celebram a festa do naufrágio do apóstolo Paulo, destacando e agradecendo a chegada da fé cristã nesse território. A leitura de Atos usada na festa este ano foi o texto escolhido para a SOUC 2020.

Despertando essa consciência de congraçamento, diálogo, união e respeito entre as religiões, os pastores gentilmente participaram no Convento e hoje vamos recordar. O primeiro dia (Solenidade da Ascensão do Senhor) foi presidido pelo representante católico da Arquidiocese de Vitória, o Frei Pedro de Oliveira Rodrigues.

Começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

No segundo dia, tivemos a presença do Pastor Carlos Luiz Ulrich, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Vitória-ES. Ele destacou que “a tempestade do coronavírus revela muitas fragilidades, mas Jesus está no barco”.

Na terça-feira, 3º dia da SOUC, o representante da Igreja Presbiteriana Unida de Vitória-ES, o Pastor Reinaldo Olécio Aguiar, subiu à Penha e participou da Missa, destacando a importância da unidade: “Jesus está conosco até o final dos tempos”.

O Pastor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, do Bairro Alvorada em Vila Velha-ES, Stefan Krambeck, que falou principalmente sobre a confiança em Deus, sobretudo nesta pandemia. “Nestes tempos, devemos fortalecer nossa confiança em Jesus”.

No 5º dia da SOUC2020, o participante da Missa no Convento foi o Pastor Manoel de Souza Miranda, da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil e membro da comunidade do Ibes, município de Vila Velha. O religioso falou da ternura de Jesus para os brasileiros.

Por fim, encerrando a participação dos pastores nas Missas do Convento, no 6º dia da SOUC, a Pastora Odete falou brilhantemente sobre a unidade e sobre o Reino de Deus que é pão que partilhamos juntos. Para ela, “o Reino de Deus é festa, é banquete da Ressurreição dos pobres, dos aleijados, dos coxos, dos cegos. O Reino de Deus é dos que estão à margem… O Reino de Deus é pão, é mesa na qual todos sentam-se juntos e partilham e comem juntos o mesmo pão”.

Também na sexta-feira, dia 29 de maio, os fiéis puderam participar de uma live acústica com canções marianas e cristãs interpretadas na voz do Frei Paulo César Ferreira do Convento. A partir da Capela, ele rezou cantando e no repertório, incluiu a canção “Iguais” do Padre Zezinho, onde fala justamente das diferentes religiões que professam a fé no mesmo Deus. O momento foi muito marcante e teve até pedido de bis.

A Semana de Oração pela Unidade Cristã foi encerrada oficialmente no domingo, Solenidade de Pentecostes, a vinda do Espírito Santo do Senhor sobre os apóstolos. Assista abaixo o Culto de Encerramento da SOUC 2020, com participação do Frei Pedro de Oliveira.

Como foi possível rever, o Convento da Penha sempre manteve um importante e permanente diálogo inter-religioso. Lembraremos agora a participação histórica de representantes de diversas religiões na noite inesquecível do “Tributo Paz e Bem”, na programação da Festa da Penha 2019.

TRIBUTO PAZ E BEM: O Encontro que entrou para a história – #tbt

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X