• Início
  • /
  • Notícias
  • /
  • TRIBUTO PAZ E BEM: O Encontro que entrou para a história – #tbt

.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

30/05/2019

TRIBUTO PAZ E BEM: O Encontro que entrou para a história – #tbt

Compartilhar:

Paz e Bem!

Em mais uma quinta-feira, recordando na série especial de #tbt da Festa da Penha, vamos trazer presente um encontro que entrou para a história. INESQUECÍVEL!

O 6º dia do Oitavário da Festa da Penha 2019, foi marcado por um belíssimo encontro, do jeito mais franciscano possível, como queria Frei Pedro Palácios – fundador do Convento da Penha – quando criou a festa em honra à Senhora da Penha, há 449 anos.

O Campinho acolheu a “Noite Franciscana – Tributo Paz e Bem”, um evento na programação da Festa da Penha deste ano para marcar, a grande mensagem do diálogo inter-religioso, quando a Ordem Franciscana celebra o Jubileu de 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão Al-Malik Al-Kamil. Este momento teve teatro, bateria da escola de samba (Mocidade Unida da Glória), dança do ventre e o show do Frei Paulo César Ferreira, o cantor de Nossa Senhora da Penha.

Para marcar essa reflexão temática do diálogo inter-religioso, nada mais apropriado do que a encenação teatral do encontro de São Francisco com o Sultão. Com danças, boa iluminação, música e quadros dinâmicos, os atores do Grupo Baobá Cultural fizeram uma adaptação desse episódio com leveza e clareza. Destaque para a dança do ventre da Companhia Natália Piassi que enriqueceu a apresentação.

Dentro deste clima e da reflexão franciscana do diálogo e da fraternidade, foram chamados vários líderes de religiões ao palco.

“Da experiência que nós vivenciamos e rememoramos nesta noite, há um relato que diz que o Sultão recebeu São Francisco com humanidade. Então, nós não ressaltamos só o desejo de Francisco de levar a paz, mas a forma como ele foi recebido: com humanidade. Isso todos nós queremos, para que haja mais fraternidade e não deixemos morrer em nós aquilo que temos de mais sagrado, que é a nossa humanidade. Jesus Cristo é o Deus feito gente, e quanto mais gente formos, mais de Deus nós seremos. Essa é a grande mensagem que todos nós devemos levar a partir do Convento da Penha. A alegria de Nossa Senhora é a alegria que todos nós experimentamos em Jesus Cristo, humano como nós. Esta é a lição que todos nós partilhamos nesta noite”, disse o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.

O Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, Frei César Külkamp, falou da alegria, em nome dos Franciscanos, que vivem e trabalham em Vila Velha como em outros lugares da Província Franciscana, de acolher a cada um dos presentes naquela noite. “No mesmo ideal de apostar a nossa vida na causa da paz, que possamos ser instrumento de Deus para a construção de um mundo melhor, fundado nesta paz”, disse Frei César.

Abrilhantando ainda mais o belíssimo momento, Frei Paulo César cantou junto com os líderes religiosos, a canção “Iguais” de Padre Zezinho. “Tenho irmãos, tenho irmãs aos milhões, em outras religiões. Pensamos diferente, louvamos diferente, oramos diferentes, mas numa coisa nós somos iguais. Buscamos o mesmo Deus, amamos o mesmo pai, queremos o mesmo céu, choramos os mesmos ais…” (trecho da letra)

O professor Hadi Calefa, natural da Líbia, residindo há 30 anos no Brasil, agradeceu pelo convite de participar desta Noite Franciscana.

“Este é mais um passo para chegar perto da tolerância religiosa, chegar mais perto do amor e da amizade entre os religiosos. Que Deus abençoe a todos que estão presentes aqui!”, disse Hadi.

Mãe Eliane de Ogum, da Umbanda Caboclo Sete Flechas e Pai Joaquim de Aruanda, também fez seus agradecimentos e disse que neste momento tão bonito não existe espaço para a intolerância.

“Somos todos filhos de um só Deus. Para nós, Deus é Zambi (o Pai), Oxalá é Cristo (o filho). O pai e o filho unidos”, explicou.

Também esteve presente a Associação Islâmica de Vitória e o pastor José Ernesto Conti, da Igreja Presbiteriana Água Viva e presidente do Conselho Estadual de Igrejas Evangélicas do Espírito Santo, aceitou o convite mas acabou não podendo participar.

O SHOW DA NOITE

Frei Paulo César fez um show musical mesclando clássicos nacionais, rock, samba e MPB para promover os valores do amor, da compaixão e do respeito mútuo pregados por São Francisco de Assis. Natural de Caxambu, em Minas Gerais, Frei Paulo César ingressou na Ordem Franciscana em 1977, e há cinco anos integra a Fraternidade do Convento da Penha.

Frei Paulo estava feliz com o resultado da primeira Noite Franciscana e do seu primeiro show.

“Essa era a proposta: cantar essas músicas no sentido de despertar essa consciência de congraçamento, diálogo, união e respeito entre as religiões. A solução para nossos problemas, nossas tristezas, é o amor. E mostramos que podemos trabalhar nesse sentido”, comemorou o frade.

Frei Paulo herdou da mãe o dom de cantar. Teve bons mestres de canto, como Frei Leto Bienias e Frei José Luiz Prim, do Coral Meninos Cantores de Petrópolis (Canarinhos), integrou o grupo por três anos. Participou da gravação de CDs de canto litúrgico, entre eles, do CD Um Canto Novo – Volume I, com Frei Fabreti; do CD da Missa de Frei Galvão, junto com um grupo de frades; e do CD Hinos e Cantos a Nossa Senhora da Penha, gravado pelo Coral Palestrina, da regente Irmã Custódia Cardoso.

O show contou com a participação da cantora da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo, Tatiani Celeste; da cantora mirim, integrante do Coral Curumins da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), Luma Frisso; da vocalista da Banda Hangblues, Dani Regiani; e da harpista, educadora musical e musicista do quadro de Oficiais do Corpo Musical da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo, Glaucia Castilhos.

E para finalizar apoteoticamente, Frei Paulo iniciou o hino “Virgem da Penha” só com alguns instrumentos e terminou no ritmo da bateria da Escola de Samba Mocidade Unida da Glória (MUG), que acompanhou a procissão que trouxe a imagem até o palco. Frei Paulo Pereira agradeceu carinhosamente os componentes da MUG pela parceria, especialmente Patrick Rocha, diretor administrativo; e Carlos Magno Airam, mestre de bateria.

Frei Paulo Ferreira teve a companhia da banda formada por Flávio Salvador, bateria; Vinicius Gigante, Guitarra, violão e flauta; Rômulo Madureira, violão; Carlos Magno, teclado; Alessandro, baixo; e Reinaldo Uliana, acordeão.

A Companhia Natália Piassi trouxe as bailarinas Larissa Criste, Dayane Santos, Nathália Rayssa, Pâmela Vieira, Amínia e a bailarina e coreógrafa Natália Piassi.

O Grupo Teatro Baobá Cultural participou com os atores: Bárbara Depianti, Brunela Negreiros, Deivid Leite, Eldon Gramlich, Luiz Carlos Cardoso e o ator e diretor Vinicius Duarte; tendo como direção de arte, Thila Paixão e Bárbara Depianti; operação de som: Thila Paixão; e iluminação, André Stefson.

A direção artística da Noite Franciscana ficou a cargo de Simony Leite Siqueira. A produção é da mineira Poliana Pedrini.


VEJA MAIS IMAGENS DA “NOITE FRANCISCANA”

Com informações de Moacir Beggo, Cristian Oliveira

NOTÍCIAS

Imagem de Nossa Senhora da Penha acompanhou os mais de 200 participantes durante os 33 quilômetros de peregrinação em Colatina, transformando a caminhada em um profundo testemunho de fé, devoção

Paz e Bem. Na tarde deste sábado (27), o Convento da Penha realizou um encontro de orientação e fraternidade com os leitores que atuam nas celebrações eucarísticas do Santuário. O

Paz e Bem. Nesta quarta-feira (24), Solenidade do Nascimento de São João Batista, o Campinho do Convento da Penha recebeu centenas de fiéis para a tradicional Missa da Saúde. A

Ao longo do Ano Jubilar Franciscano, o Convento da Penha será destino de peregrinação para os devotos que desejam celebrar os 800 anos do Trânsito de São Francisco de Assis