Notícias

Começa a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

Compartilhe esta notícia:

Paz e Bem!

Na Liturgia cristã dos países no hemisfério sul, as Igrejas iniciaram ontem, com a celebração da Ascensão do Senhor, a Semana de Oração pela Unidade Cristã, um tempo de congregar numa mesma voz as diferentes confissões religiosas. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados, como no Espírito Santo.

O Convento da Penha realizou na manhã deste domingo (24/05) a Santa Missa com início da #SOUC2020, presidida pelo representante da Arquidiocese de Vitória no diálogo inter-religioso do CONIC-ES, o Frei Pedro de Oliveira Rodrigues.

“Com a Solenidade da Ascensão do Senhor, inauguramos a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, preparando-nos para viver Pentecostes. São muitos os motivos que nos alegram, nos animam e então estamos dispostos a celebrar a dádiva de crer no Senhor”, disse o Frei Paulo Roberto que fez a acolhida.

Ao apresentar as motivações da Celebração, Frei Pedro lembrou o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais, destacando a importância desses profissionais na propagação e no anúncio do Evangelho de Cristo, pedindo que cada um de nós possa ser também “um comunicador do amor”. Disse ainda que esta semana de oração é ocasião importante para “recordarmos o valor da unidade. Continua sendo um grade desafio vivermos essa unidade, falamos de Jesus, mas muitas vezes não seguimos o que ele nos pede… Teremos como tema, nesta semana de reflexão, inspirado em Atos dos Apóstolos 28, 2, ‘Gentileza Gera Gentileza’, bondade gera bondade, ternura gera ternura, compaixão gera compaixão, amor gera amor, paz gera paz… No fundo é isso, essa é a linha mestra que vai nos ajudar nesta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos”, afirmou o Frei.

Na homilia, o frade capixaba explicou que os textos bíblicos dos últimos dias indicavam um tom de despedida de Jesus, no entanto, uma despedida garantida pela presença do Senhor entre nós. “Morreu, ressuscitou, permaneceu com os seus durante quarenta dias e se elevou aos céus”. E completou, explicando o Evangelho, quando Cristo vai para junto de Deus, Ele pede que a comunidade continue sendo geradora de vida, propagadora da Boa-Nova, geradora de unidade. A comunidade é convocada pelo Mestre para ir ao mundo anunciar a Boa Notícia, anunciar o Reino de Deus, com a garantia da presença do próprio Cristo no meio dela.

Depois da Comunhão, Frei Pedro rezou pelas intenções que os fiéis apresentaram nos comentários, além das intenções no corações de cada um. Ao final, o Guardião do Convento fez alguns comunicados, recordando que a partir desta segunda-feira (25/05), representantes de diversas Igrejas Cristãs irão participar das Missas no Convento. “Os representantes de diversas Igrejas Cristãs terão a oportunidade de deixar mensagens de unidade, mensagens de comunhão. Externar a bondade do Senhor, seja este o nosso compromisso.”

Nesta segunda, o Pastor Carlos Luiz Ulrich da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Vitória , IECLB – Vitória, fará a reflexão durante a Celebração das 15h no Convento da Penha.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Eventos

SuMoTuWeThFrSa
 

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

 
 « ‹ago 2020› » 

Saiba mais

Facebook

No upcoming event