Paz e Bem!
Toda Terça Tem Terço, essa motivação já virou uma marca dos homens que rezam o terço. Como sabemos, nestes tempos de pandemia, os grupos de terço dos homens das nossas paróquias e comunidades não estão se reunindo, uma vez que estão cumprindo o isolamento social solidário. Buscando alternativa para não deixar de rezar o terço, fica então a oração generosa, criativa e moderna, por isso há muitos homens que acompanham pelas redes sociais ou mesmo pela TV.
Contribuindo para o dinâmico movimento do Terço dos Homens, o Convento da Penha promove há um mês a reza do terço todas as terças-feiras a partir da Capela no alto da Montanha Sagrada. A cada edição um grupo de terço de uma paróquia sobe para conduzir e ajudar os que estão em casa a rezar. É um presente de Deus participar de um momento tão bonito e edificante num local especial que é o Convento.
Por meio da meditação dos mistérios da redenção, os homens do terço de todas as idades, manifestam seu amor e devoção à Nossa Senhora. Nos encontros do terço não há nada mais que a simples, porém poderosa, oração do rosário. A música, a reflexão e o congraçamento da paz interior propiciam um clima de recordação da vida, paixão, morte e ressurreição do Senhor.
Depois de percorrem mais de 80 quilômetros, os homens do terço da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do bairro Alvorada, Anchieta-ES, rezaram o terço aos pés da Virgem da Penha, na noite chuvosa de terça-feira (16/06). Foram acolhidos pela fraternidade do Convento.
Frei Paulo Roberto Pereira acolheu a todos, saudou os que rezavam em casa e abriu o momento de oração, inciado com a Invocação do Espírito Santo, em seguida, um tercista fez a leitura do Evangelho e a partilha da Palavra.
Na reflexão, o devoto refletiu sobre o amor de Deus sobretudo neste tempo de dificuldade e como o movimento dos homens que rezam o terço, contribui para a expansão deste amor. “Temos o desafio de amar não apenas dentro da igreja, ser cristão durante uma Missa é facilidade demais. O que precisamos aprender é o amor no dia a dia, no nosso trabalho, na nossa família, o amor deve estar sempre presente, porque Deus é amor e veio habitar no meio de nós, se tornou humano para que o amor prevaleça na comunidade. Sempre bom lembrar que o amor é gratuito, nós não pagamos nada por isso, recebemos de graça e de graça devemos transmitir. Sempre que nos unimos para rezar o santo terço, lembramos o anúncio do Anjo a Maria e recordamos o amor que por ela sentimos…”, finalizou.
Ao final da Oração, os devotos fizeram a Consagração à Nossa Senhora. Frei Paulo agradeceu a presença dos tercistas e de todos os que rezaram em casa, além de promover a interação com os fiéis. Concedeu a Bênção Final encerrando mais uma edição da Oração do Terço na Capela do Convento.