Paz e Bem!
A Santa Missa da Saúde, realizada na tarde desta 4ª feira (22/08), no Campinho do Convento, contou com a participação de centenas de pessoas, em que grande parte delas, possuem mobilidade reduzida ou estão acometidas por alguma dificuldade de saúde ou enfermidade.
A celebração foi presidida pelo Frei Edcarlos Mário Hoffman, OFMCap, que é professor formador, também responsável pelo Noviciado da Província Rio de Janeiro-Espírito Santo, dos Capuchinhos. Atualmente ele mora no Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Teresópolis, onde está localizado o Convento dos Noviços Franciscanos Capuchinhos. Junto com ele, vieram sete noviciados. Além dos idosos e fiéis devotos, as “Voluntárias Pró Hospital Padre Máximo” de Venda Nova do Imigrante, ES, também participaram da Missa.
No início, Frei Edcarlos saudou os fiéis e visitantes, se apresentou e rapidamente contou um pouco sobre sua história. Em seguida, após os ritos iniciais, antes da Oração de Coleta, o Frei sintetizou a importância da celebração solene em honra à Nossa Senhora Rainha.
Na homilia, o Frei explicou que durante o mês de agosto, que é o “mês das vocações”, existem várias celebrações solenes em honra à Nossa Senhora, como a Assunção de Maria (15 de agosto e no primeiro domingo após este dia) e Nossa Senhora Rainha, celebrada nesta quarta (22 de agosto), que são datas importantíssimas no calendário litúrgico que tem por objetivo “coroar a Mãe de Deus, que foi a maior vocacionada da história da humanidade… Por isso a sua realeza, a sua coroa de Rainha é marcada pelo serviço, por um coração de Mãe que está à serviço, de Deus, do seu filho Jesus e da humanidade inteira. Porque é o seu Filho que traz a redenção à toda humanidade”, destacou ele.
Ele se posicionou contra o “armamento” ao dizer que “Deus inclui à todos que não quer a injustiça, que não quer a violência, que não quer as armas, ‘que tem que ser armar’… Deus não quer isso, Nossa Senhora Rainha não quer isso”, afirmou.
Assista a homilia na íntegra
No fim, convidou os Freis Noviços Capuchinhos e os apresentou, além de pedir uma calorosa salva de palmas que também foram dirigidas aos aniversariantes presentes.
Após a Bênção Final, ele fez questão de aspergir os fiéis com água benta.