Em maio, franciscanos do Convento vão rezar o terço todos os dias pelas redes sociais

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Papa Francisco manifestou o desejo de que a Igreja Católica possa dedicar o mês de maio às orações pelo fim da pandemia, pedindo a intercessão de Nossa Senhora pelas aflições e situações difíceis que todos nós vivemos. Ao convocar uma “maratona” de oração, o Santo Padre quis envolver todos os Santuários do mundo nesta iniciativa, para que se tornassem instrumentos para uma oração de toda a Igreja. A iniciativa está sendo realizada à luz da expressão bíblica: “De toda a Igreja subia incessantemente a oração a Deus” (At 12,5).

Católica, como a própria palavra supõe, universalidade, uma Igreja para todos e de todos; Isso quer dizer que a oração comunitária, a oração universal de todos, ainda que isolados e distanciados fisicamente, nos faz realizar uma oração contínua, distribuída pelos meridianos do mundo, que se eleva incessantemente de toda a Igreja ao Pai através da intercessão da Santíssima Virgem Maria. Por esta razão, os Santuários são chamados a promover e solicitar o máximo possível a participação do povo, para que todos possam dedicar um momento à oração diária, no carro, na rua, com o smartphone e graças às tecnologias de comunicação, pelo fim da pandemia e a retomada das atividades sociais e de trabalho.

Atentos ao pedido do Papa, os franciscanos do Convento da Penha (da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil), vai realizar uma programação especial para o “Mês de Maria”. A meditação dos mistérios da redenção e das Alegrias de Maria é “um compromisso de gratidão e de compromisso de solidariedade com os que sofrem, com aqueles que trabalham, sobretudo na linha de frente do combate ao coronavírus e um compromisso de fé que reafirmamos em cada Ave Maria que recitamos”, explica o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira.

Para Frei Paulo, que está se recuperando depois de ter vencido a covid-19, “a oração do terço nos faz contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe. Na meditação do terço, nos unimos e reunimos como família espiritual, que pede a superação desta terrível doença. É na oração persistente que renovamos nosso desejo de santidade, sobretudo de sermos, na família, na sociedade e no mundo, pessoas melhores, que espalham a paz e o bem”, finaliza.

Cada Santuário do mundo é convidado a rezar na maneira e na linguagem em que a tradição local se expressa, a invocar a retomada da vida social, do trabalho e das muitas atividades humanas que foram suspensas durante a pandemia. Desta forma, todos os dias do mês de maio, os Franciscanos do Convento de Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha-ES, vão rezar o terço pelas redes sociais. Os fiéis poderão deixar as intenções, preces e súplicas, bem como acompanhar e rezar o terço, em casa, através das redes sociais do Convento (FacebookYouTube e Instagram).

As segundas, quartas, quintas e sextas, a oração do santo terço será às 18h. Já nas terças-feiras, o encontro virtual será às 19h (como já ocorre tradicionalmente todas as semanas, o Terço das Famílias). Aos sábados, os homens de grupo de Terço dos Homens de paróquias e comunidades da Arquidiocese de Vitória, subirão à Penha para meditar o rosário, a partir das 14h. Já aos domingos, a oração será ao meio-dia. Sempre pelo horário de Brasília.

Além dos canais oficiais do Convento, os fiéis também terão a oportunidade de acender uma “Vela Virtual”, que fica acesa durante 7 dias. No moderno recurso, as pessoas podem colocar intenções, fazer pedidos de oração, colocar o nome de alguém em oração e ainda enviar a vela para um amigo, familiar. Para acender a Vela Virtual, basta acessar o site do Convento (clique aqui).

A programação do “Mês de Maria” no Convento da Penha não para por aí. No dia 8 de maio, sábado das Mães, o Convento realiza a tradicional “Romaria das Mães ao Convento” que já ocorre há mais de 60 anos. O momento deverá ocorrer, pelo segundo ano consecutivo, de forma virtual e interativa. Ainda inspirados pelo pedindo do Papa, o Convento recebe no último sábado do mês (dia 29 de maio), o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Estado do Espírito Santo. Na programação, música, interação, a oração do terço e um programa especial pelas redes sociais. A  Missa de Encerramento do encontro será presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, ofm.

Vale lembrar que o tradicional “Terço Gigante” erguido entre as palmeiras imperiais do Campinho do Convento, permanece no local até o fim do mês de maio, portanto, o visitante que desejar visitar a Penha Sagrada, cumprindo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades de saúde, poderá contemplar a beleza do principal símbolo da devoção mariana.

Já foi possível perceber que o mês de maio está repleto de uma ótima programação mariana, para você e seus familiares rezarem juntos.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

Aquele 13 de maio de 1981

Paz e Bem! Quarenta anos atrás, o dramático atentado ao Papa João Paulo II na Praça São Pedro. Um dia que entrou na memória coletiva

X