Acenda uma vela virtual! Ela tem o mesmo valor que uma vela convencional

Compartilhe:

Paz e Bem!

É uma tradição católica acender velas pelas mais variadas intenções. Geralmente diante de imagens em uma igreja, ou em casa, preparamos um ambiente para acendermos velas e rezarmos.

Ao longo da pandemia, os fiéis ficaram privados de acender velas em locais destinados a essa devoção nos Santuários e Igrejas. Com isso, foi necessário criar novas maneiras de promover a oração “iluminada” pelas velas.

Além de serem usadas para iluminar os lugares onde os primeiros cristãos celebravam a Missa, as velas também iluminavam os túmulos dos mártires e santos. Na antiguidade, elas eram colocadas em castiçais nas residências, já que não havia energia elétrica.

Com a tecnologia, surgiram então as “velas virtuais”. Pela internet, alguns sites, de santuários e templos religiosos católicos, oferecem a opção para visitante acender uma vela virtual para render graças ou fazer algum pedido. Dentre as diversas funcionalidades do site do Convento da Penha, destaca-se o acendimento das velas virtuais. Todos os dias milhares de fiéis acendem suas velas pedindo por uma intenção especial ou agradecendo por algo.

Mas será que a vela virtual tem o mesmo valor que a tradicional?

Inicialmente, é preciso refletir sobre o significado da vela em nossa vida de fé, principalmente para a nossa oração. A vela acesa nos leva a meditar Cristo como a luz de nossa vida. Ele é a luz que, vindo ao mundo, ilumina a todo ser humano. Deus é Luz. A vela também nos recorda nosso pertencimento a Jesus Cristo através do batismo. No dia do nosso batismo, o padrinho nos apresentou a vela acesa no Círio Pascal e nos disse: “Receba a luz de Cristo”. Assim, a vela nos recorda que Cristo é luz em nós e precisamos ser a luz de Deus, que ilumina este mundo: “Vós sois a luz do mundo!”

A vela também traz a bonita dimensão da vida que, por amor, se consome. Para que a vela possa iluminar, essa precisa gastar-se. Assim também é a vida do cristão, mostra nossa finitude.

Portanto, a vela, muito mais do que olhar sua materialidade, tem a função de nos ajudar a recordar nosso compromisso batismal e também nos ajuda a celebrar Deus como luz que ilumina e recria toda a vida. Por isso, tanto a vela que acendemos no altar da Igreja, em nossa casa, como a vela virtual, de páginas oracionais na internet (sites oficiais, como o do Convento), tem sim o mesmo valor para a oração pessoal.

Acender a vela será sempre uma atitude de fé, independente, de ser vela física ou virtual, já que sabemos que a ação de Deus em nossa vida acontece pela fé que temos Nele, e é pela fé que deixamos seu amor agir em nós.

Acenda aqui sua vela virtual, uma vela que irá ficar disponível no site durante 7 dias antes de ser removida automaticamente. A novidade é que agora os fiéis podem acompanhar ela se consumir e a cada dia ela vai ficando menor, ou seja, vai sendo consumida. Outra facilidade é que a vela fica acesa instantaneamente.

Acenda por entes queridos, causas difíceis ou para agradecer uma graça recebida.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X