35 DIAS: Contagem regressiva para o maior evento religioso do ES

Compartilhe:

Foto: Gabriel Barros - Procissão Fotográfica - FAESA

Paz e Bem!

Apenas 35 dias! Falta pouco para a abertura do maior evento religioso do Espírito Santo, que completa 450 anos de história em 2020. Na reta final dos preparativos, na manhã da última quarta-feira (04/03), equipes técnicas de diversas secretarias da Prefeitura de Vila Velha estiveram no Parque da Prainha, juntamente com o Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira e o arquiteto Paulo Henrique Prucoli. Foram definidas rotas de segurança, acesso do caminhão para limpeza das cabines sanitárias e verificados locais de postos de atendimento médico.

A Festa da Penha acontece entre os dias 12 e 20 de abril e, esse ano, para garantir mais conforto e segurança, terá uma nova proposta de localização do palco no Parque da Prainha, onde ocorre o fim da Romaria dos Homens, Romaria das Mulheres e Missa de Encerramento, propiciando mais espaço e comodidade aos fiéis com a ampliação da capacidade de público. O projeto já foi aprovada pela Prefeitura de Vila Velha. Um palco maior posicionado ao lado campo de futebol e mais próximo do mar é apenas uma novidade. Além disso, as estruturas de alimentação e da feira de artesanato vão ganhar um ambiente mais amplo, moderno e de fácil acesso. O posicionamento será em frente à Companhia da Polícia Militar.

Todos os segmentos envolvidos na festa já foram contatados, tais como prefeituras, parceiros, patrocinadores, responsáveis pelo policiamento, romarias, dioceses e outros.

Foto: Douglas Genoino – Procissão Fotográfica – FAESA

A FESTA

O símbolo remete ao Santo Rosário, fiel companheiro das preces e caminhadas dos devotos e que representa a união, fé e devoção dos capixabas. O Selo está estampado nas peças alusivas à Festa, como rosário, canecas e camisas, já disponíveis para os devotos que queiram adquirir os produtos.

Vale lembrar que este ano, pela primeira vez, todo o Estado do Espírito Santo terá feriado pelo Dia de Nossa Senhora da Penha, conforme aprovado na Assembleia Legislativa e sancionado pelo Governo do Estado, em julho. O feriado vai ser sempre na segunda-feira, oitavo dia posterior ao Domingo de Páscoa. Este ano, será dia 20 de abril, antecedendo um feriado nacional.

A festa deste ano tem como tema “Todas as gerações me chamarão bem-aventurada” (Lc 1,48). Uma alusão ao canto profético de Maria no Magnificat, prefigura o imenso carinho e devoção pela Virgem que marcou e marca todos aqueles que a celebraram nestes 450 anos de tradição. Também traz implícitos dois sentidos: tantos séculos de devoção a Maria e a perseverança do povo capixaba e dos frades que atuaram e atuam no Convento, cultivando esta devoção que perpassa muitas gerações.

Foto: Wellington Anholetti – Procissão Fotográfica – FAESA

A primeira edição da Festa da Penha foi em 1570. Desde a época de Frei Palácios até os dias atuais, a celebração evolui junto com a história do Espírito Santo, fazendo parte da tradição e identidade do povo capixaba. Reunindo cerca de 2,5 milhões de pessoas, como na última edição, em 2019, também movimentam a economia da região e reforçam o segmento do turismo religioso regional e nacional.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X