Paz e Bem!
Toda semana temos um encontro marcado pelas redes sociais do Convento da Penha com o resumo dos principais fatos que movimentaram o dia a dia do Santuário de Nossa Senhora da Penha. Você fica por dentro da vida e missão dos Franciscanos do Convento.
DICAS PARA O VERÃO
Como diz uma gíria capixaba, sol continua pocando no Espírito Santo. Além do calor forte e do sol escaldante, muitas pessoas aproveitam as praias pela manhã e visitam o Convento da Penha a tarde. A gente sempre lembra, vai ao Convento? Fique atento aos trajes adequados, alimente-se bem e beba muita água. É ideal utilizar filtro solar para proteger a pele, pode colocar um boné ou chapéu e escolher um horário de menor incidência de sol, evitando assim a insolação. Uma outra dica é com o cuidado com as crianças. Leve sempre na bolsa algum alimento de fácil consumo e que ajude a dar forças, assim elas aproveitam mais o passeio e a visita se torna ainda mais inesquecível.
Ah, antes que nos esqueçamos, use máscara sobre o nariz e a boca, passe álcool em gel nas mãos e mantenha o distanciamento na medida do possível.
Os horários de funcionamento estão disponíveis no site: conventodapenha.org.br
TERÇA TEM TERÇO
Você sabe que toda terça-feira temos um encontro marcado pelas redes sociais. É verdade que a pandemia da covid-19 trouxe muita dor, sofrimento, angústia, aflição e, lamentavelmente, ceifou a vida de milhões de pessoas em todo o mundo. Mas esse não é apenas tempo de doença, pelo contrário, é tempo de entender que a Igreja mais importante é a Doméstica, parafraseando o hoje santo, João Paulo II, que primeiro chamou a família de “Igreja Doméstica”.
Na última terça, centenas de pessoas rezaram com Frei Paulo César e o músico Jaime Soares, as Sete Alegrias de Maria, ao vivo, direto do Campinho do Convento. Os fiéis ainda foram presenteados com uma bela lua iluminando a noite.
PRESIDENTE DA CNBB COM PAPA FRANCISCO
Na última sexta-feira, o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, esteve com o Papa Francisco. O encontro aconteceu no Vaticano durante a Plenária da Congregação para a Doutrina da Fé. Dom Walmor teve um rápido encontro com o pontífice e, para ele, foi momento de renovar a comunhão. O Papa renovou aos presentes a gratidão pelo “precioso serviço à Igreja universal, na promoção e tutela da integridade da doutrina católica, sua fé e moral”. Francisco partilhou algumas reflexões a partir de três palavras: “dignidade, discernimento e fé”.
SANTOS DA SEMANA
Ao longo da semana a Igreja fez memória de santos muito queridos por toda a Igreja. Na quinta a Igreja fez memória de São Sebastião, o grande defensor da Igreja, invocado como protetor da humanidade, contra a fome, a peste, as injustiças e a guerra.
No Brasil a devoção a São Sebastião é muito grande, sendo que muitas cidades e paróquias são colocadas sob a proteção deste grande “Soldado de Cristo”. Ele é padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Na sexta-feira, fizemos memória de Santa Inês, Virgem e Mártir. Inês pertencia a uma rica e nobre família cristã romana. Isso lhe possibilitou receber uma bela educação. Tinha apenas 13 anos quando foi denunciada como cristã. Tudo porque não aceitou casar-se com o prefeito de Roma. Auxiliada pelo Espírito Santo, com muita sabedoria, ela permaneceu fiel ao seu voto e ao seu compromisso; até que as autoridades, vendo que não podiam vencê-la pela ignorância, mandaram, então, degolar a jovem cristã. Ela perdeu a cabeça, mas não o coração, que ficou para sempre em Cristo.