Vem aí o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens

Compartilhe:

Paz e Bem!

Presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, o Terço dos Homens é um movimento de oração onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos amados de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.

O Terço dos Homens é também uma maneira de fazer com que os homens possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, à Maria Santíssima.

No fim da tarde desta terça-feira (09/02), a Coordenação Estadual do Terço dos Homens-ES, se reuniu com o Guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, para definir ações e programação para o 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens no Convento que está marcado para acontecer no dia 29 de maio, a partir das 13h. Também foram feitas algumas avaliações e apontamentos das edições anteriores.

Neste ano, o Encontro do Terço dos Homens ganhou moldes diferentes, não apenas por conta da pandemia, mas pela necessidade de reanimar os grupos que se dispersaram ou ainda, dar novo vigor diante do testemunho daquelas tantas pessoas que passaram pela covid-19. “O 8º Encontro do Terço dos Homens no Convento deverá ter a marca da sensibilidade, do cuidado, da reverência pela vida e principalmente a marca da oração curativa. A oração cura, a oração transforma. Com o encontro, a gente espera reanimar, fortalecer os tercistas na fé”, afirmou Frei Paulo Roberto.

O Guardião do Convento ainda explica que serão aplicados todos os protocolos exigidos pelas autoridades sanitárias, para que o Convento não seja local de disseminação de doença. Ele lembra também que a programação presencial deve levar em conta as milhares de pessoas que poderão acompanhar pelas redes sociais e pelas rádios que devem retransmitir o evento. “Nós queremos fazer uma programação virtual para que as pessoas possam participar e não apenas assistir ou ouvir. Não se trata de uma transmissão de um encontro de terço, mas sim um evento online, um encontro virtual com transmissão”, finalizou.

Estão sendo avaliados diversos critérios para permissão de participação presencial. A organização vai iniciar a mobilização, sobretudo nas paróquias das demais dioceses do interior capixaba, para garantir que os participantes só subam ao Campinho se tiverem sido imunizados pela vacina contra a covid-19. “A ideia é organizar as caravanas adotando a seguinte determinação: só poderão participar presencialmente no Convento, os homens que, até o dia do encontro, tiverem recebido as doses da vacina. Além disso, continuará sendo obrigatório usar máscara, higienizar as mãos com álcool e principalmente manter o distanciamento seguro entre as pessoas no Campinho”, garantiu o Coordenador Estadual Jamilson Guerini.

A equipe que pensa o encontro já demonstrou preocupação com a continuidade do movimento depois da pandemia. “Muitas pessoas desistiram de rezar o terço nesse tempo de pandemia. Estamos preocupados e queremos trazer os homens de volta pra Igreja”, comentou um membro do TH de Itapoã, Vila Velha. Por isso, o 8º Encontro terá uma responsabilidade ainda maior. Será preciso “levantar a moral” dos homens para que eles voltem a participar, ainda que de modo híbrido.

A organização no Campinho também ficará a cargo da Coordenação Estadual do Terço dos Homens, haja vista que eles possuem experiência na montagem deste tipo de evento. Vale lembrar também que a 7º edição que ocorreu no dia 30 de maio do ano passado (pico da pandemia) ocorreu nos moldes virtuais e com presença de 50 veículos no Campinho. Neste ano, conforme decreto estadual que limita em trezentas pessoas por evento, os coordenadores avaliam enviar convite apenas aos representantes do terço em suas comunidades e/ou paróquias.

Inicialmente, a programação prevista conta com uma acolhida e animação a partir das 13h, de forma online e presencial; às 14h, a organização prevê uma espécie de reportagem recordando encontros de outros anos. 14h30, os homens vão rezar o Santo Terço. Já às 15h, haverá a Santa Missa.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X