Vem aí o 11º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.

O movimento de homens que rezam o terço é também uma maneira de fazer com que os todos possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, à Maria Santíssima.

Há mais de uma década, homens devotos de Nossa Senhora da Penha, celebram no último sábado de maio o Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo. É como um coroamento encerrando o mês dedicado a Maria Santíssima. “O Terço dos Homens é uma bênção para a nossa Igreja. Deu protagonismo aos homens. O Terço dos Homens alegrou e enriqueceu as famílias com a dádiva da oração a Maria. O terço que nós rezamos é a contemplação da vida de Jesus” (Dom Luiz Fernando Lisboa, em 2023).

Vem aí mais uma edição do maior encontro do Terço dos Homens no Espírito Santo. No dia 25 de maio, último sábado do mês, homens de todos os 78 municípios do Estado, caravanas do sul da Bahia, de Minas Gerais, do norte do Rio de Janeiro e até de São Paulo, são esperados em Vila Velha. A coordenação do TH-ES, estima que mais de 8 mil homens devem subir ao Convento para a meditação do santo terço e para a Santa Missa que será presidida pelo Bispo da Diocese de Colatina, Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa.

Confira abaixo o convite de Dom Lauro.

O tema e lema do 11º Encontro Estadual estão em consonância com a Romaria Nacional realizada em fevereiro no Santuário de Aparecida. Tema: “Terço dos Homens: celebrar a Palavra de Deus na Casa da Mãe” e o lema “Tua Palavra é luz do meu caminho” (Salmos 119)


Serviço

11º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES
Data: 25 de maio de 2024
Horário: a programação começa às 9h na Prainha
Evento gratuito


Programação do 11º Encontro Estadual do Terço dos Homens-ES

25 de maio de 2024 (sábado)

08h30 | Procissão com a Imagem de Nossa Senhora da Penha saindo do Portão do Convento até a Igreja do Rosário
09h00 | Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Igreja do Rosário (Prainha, Vila Velha)
10h00 | Acolhida dos grupos e caravanas na Prainha
12h00 | Chegada da Imagem de Nossa Senhora da Penha ao parque da Prainha
12h30 | Sorteio da Imagem Peregrina
12h50 | Procissão de subida ao Convento da Penha
14h00 | Reza do Santo Terço
14h50 | Consagração à Nossa Senhora da Penha
15h00 | Santa Missa de Encerramento presidida por Dom Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Bispo da Diocese de Colatina-ES


O Terço dos Homens

“Resgatar, para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã”. Esta é a missão do Terço dos Homens, movimento pelo qual os homens se reúnem para rezar o Santo Terço em paróquias e comunidades, em sintonia com os apelos e intenções da Igreja.

O Terço dos Homens começou em 1936, quando o Frei Peregrino, em missão na cidade de Itabi (SE), convidou os homens para a oração do Santo Terço. Aos poucos, o movimento espalhou-se pelo Brasil: em 1997, chegou a Pernambuco; em 2003, a Fortaleza (CE), e continua em crescente expansão em todo o Brasil e pelo mundo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X