Veja o catálogo “Vestir o Sagrado” | Projeto de preservação e conservação de vestimentas sacras

Compartilhe:

Foi lançado o projeto de preservação e conservação de vestes sacras do acervo do Convento da Penha, em Vila Velha-ES, com as conservadoras Fuviane Galdino Moreira, Anne Teixeira Barcellos e Carolina Morgado. Foram executados trabalhos de identificação, recuperação, conservação e acondicionamento das peças na chamada “reserva técnica” no Convento.

O objetivo do catálogo é arquivar, proteger e valorizar vestimentas usadas nas imagens de Nossa Senhora e demais imagens sacras do Convento da Penha. O projeto é inédito no Espírito Santo e contemplou cerca de 200 peças têxteis do acervo de esculturas do Santuário que é um dos mais antigos do Brasil. Entre os objetos, constam mantos, túnicas, anáguas, sobrevestes, vestidos camisolas e laços, além de outros objetos que estão sendo nomeados e catalogados. As vestes foram feitas em tecidos de veludo, cetim, tafetá, cambraia, com rendas e bordados realizados à mão e à máquina.

Aprovado pelo edital 06/2022 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult–ES), este projeto tem como proponente o Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha, sob a presidência de Luiz Paulo Siqueira Rangel, que afirma que a preservação e a conservação da história e da cultura de Vila Velha são uns dos principais objetivos do IHGVV.


Sobre o catálogo

O catálogo intitulado “Vestir o sagrado: artefatos têxteis de Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo” reforça o sentimento de pertença e de valorização da cultura capixaba, contribuindo para que as práticas religiosas e artísticas do Convento da Penha sejam rememoradas. Ao expor de forma digital esse catálogo, possibilitaremos que o conjunto têxtil do Convento da Penha seja conhecido em todo o território estadual, nacional e internacional.

Nesse catálogo, constam prefácio, duas apresentações e cinco artigos, com seus respectivos autores, nesta ordem: prefácio de Paula Nunes Costa (museóloga e fiscal do edital Funcultura nº. 06/2022); primeira apresentação, escrita por Frei Djalmo Fuck; (guardião do Convento da Penha); segunda apresentação, redigida por Luiz Paulo Siqueira Rangel (presidente do IHGVV e proponente deste projeto); um artigo da Profa. Dra. Maria Regina Emery Quites, referência para os estudos sobre “Imagens de Vestir” no Brasil;  Leonardo Caetano de Almeida, referência para os estudos sobre N. Sra. da Penha; Anne Teixeira Barcellos (mestre em Museologia e Patrimônio pela Unirio, e museóloga deste projeto; Carolina Morgado Pereira (Profa. Dra. em Artes Visuais pela UFRJ, autora deste projeto e orientadora dos procedimentos de conservação preventiva desse acervo têxtil; e Fuviane Galdino Moreira (Profa. Dra. em Artes Visuais pela UFRJ, autora deste projeto e coordenadora técnica.

Organizadoras: Anne Barcellos, Carolina Morgado, Fuviane Galdino.
Fotógrafa: Maria Zanete Dadalto.
Designer gráfico responsável pela diagramação e editoração do e-book deste catálogo: Bruno Rodrigues Silveira.
Revisão dos artigos do catálogo: especialista em revisão de textos, Viviane Doravel Borges.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X