Vai visitar o Convento? Fique atento às orientações

Compartilhe:

Paz e Bem!

Com as novas regras de funcionamento de muitos estabelecimentos e instituições, o Convento retomou desde o mês de setembro algumas atividades. No início do mês de outubro, foram retomadas as Missas com presença de fiéis no Campinho. Tais iniciativas só foram possíveis por conta da queda dos óbitos causados pelo novo coronavírus, o que ofereceu condições para o relaxamento das medidas de restrição de atividades que envolvem ajuntamento de pessoas.

Mas isso não quer dizer que a pandemia acabou, pelo contrário, ainda é tempo de cuidar, ainda é tempo de permanecermos vigilantes e atentos a expansão da doença. É preciso que mantenhamos nossa preocupação com o elevado grau de contágio para que a tão temida “segunda onda de doença” não venha a nos atormentar.

Esse tempo de pandemia não é apenas tempo de doença. É tempo de reavaliarmos como anda nossa vida, como estamos lidando com o tratamento aos nossos irmãos e como estamos vivendo o que nos pede a Campanha da Fraternidade deste ano: a vida como dom e compromisso. Usar a máscara (uso obrigatório), usar álcool em gel e respeitar o distanciamento é um sinal de respeito, uma expressão de carinho com o outro, é exemplo de conversão.

O Guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Roberto Pereira, lembra que é necessário usar corretamente a máscara e estar atento porque “Deus nos protege sempre” porém precisamos fazer nossa parte. “Se você quiser vir ao Convento, utilize máscara tampando a boca e o nariz. A doença está há muito tempo conosco e a gente preferia que ela já tivesse ido embora, mas ela ainda está aqui. É muita gente ainda ficando doente. Quando que isso vai parar? A gente não sabe, mas enquanto não para, que haja cuidado da nossa parte. Não dá para fazer de conta que a doença acabou, ‘ah isso é uma invenção’, não é invenção não, é uma doença, tem uma letalidade significativa e a gente deve ser cuidadoso!”, afirma.

Frei Paulo ainda recorda que é importante seguir as orientações sanitárias das autoridades de saúde e não de pessoas que não entendem de pandemia. “Precisamos ouvir o que as autoridades sérias, aqueles que cuidam de saúde, não aqueles que cuidam de dinheiro ou de projetos políticos apenas, mas aqueles que cuidam de saúde, ouvir o que eles dizem: é hora do cuidado, é hora do resguardo. Nós acreditamos muito em Deus e hajamos inteligentemente”, pede.


Visitas ao Convento

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO 

  • ABERTURA DO PORTÃO: 6h (de segunda a sexta) |  7h (sábados e domingos).
  • ACESSO LIBERADO aos primeiros quarenta (40) automóveis que chegam (de segunda a sexta).
  • Aos SÁBADOS, DOMINGOS e FERIADOS não há acesso com automóveis particulares, exceto os que transportarem idosos com dificuldade de locomoção ou pessoas portadoras de necessidades especiais.
  • ABERTURA DA CAPELA (varanda da Pietá) no mesmo horário do portão
  • FECHAMENTO DO PORTÃO: 16h.
  • FECHAMENTO DA CAPELA: 16h.

MISSAS PRESENCIAIS

  • De SEGUNDA a SEXTA,  Missa no Campinho às 7h.
  • Aos SÁBADOS e DOMINGOS, a Missa ocorre às 9h.

MISSAS ONLINE

  • De SEGUNDA a SÁBADO, Missa pelas redes sociais às 15h.
  • Aos DOMINGOS, Missa pelas redes sociais às 9h.
  • Onde assistir as Missas:

ATENDIMENTOS E CONFISSÕES

Aos penitentes e confessores, o Convento possibilita condições seguras para a celebração do Sacramento da Reconciliação. Os atendimentos ocorrem nos seguintes horários:

  • De segunda a sábado: das 8h às 11h e das 14 às 16h.
  • Domingo: das 14h às 16h.

É necessário a marcação do horário exclusivamente através do telefone (27) 3329-0420. Não será agendado mais de um atendimento por pessoa. Os fiéis devem chegar no horário marcado.

– Insolação: O Campinho não conta com muitos espaços sombreados e, à medida que os relógios avançam, o sol se torna mais marcante. Diante disso, as Missas serão realizadas nas primeiras horas da manhã, diminuindo o efeito da insolação.

– Acesso dos automóveis: Quando há celebração o espaço do Campinho é dividido entre o serviço das Vans, os automóveis e o povo. De segunda a sexta há possibilidade de acesso das pessoas com os próprios automóveis; aos sábados e domingos o acesso é permitido apenas a pé ou a partir do serviço das Vans (exceto os que transportarem idosos com dificuldade de locomoção ou pessoas portadoras de necessidades especiais).

– Devotos e visitantes: Ao Convento se dirigem pessoas com diversas motivações. Merece destaque o sem número de pessoas que sobem a Montanha Sagrada para o encontro com o Senhor; ao mesmo tempo, nota-se crescente frequência dos que sobem com objetivos de recreação e turismo, especialmente a partir da metade da manhã.

Visitas seguras: Mesmo se tratando de espaço aberto, há alerta ao povo quanto à obrigatoriedade do uso da máscara, além do distanciamento e uso de álcool em gel. Os próprios agentes envolvidos nas celebrações também receberam orientação quanto à importância desses cuidados.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X