Paz e Bem!
O Convento da Penha é o destino de turistas, visitantes e romeiros durante o ano inteiro. No entanto, nesta época de férias escolares, descanso no trabalho, programação de viagens, folgas… É tempo de visitar pontos turísticos, reencontrar amigos e familiares, recarregar as baterias e começar de novo, mais uma jornada. Essa agitação toda é maior ainda durante o mês de janeiro, isso porque com as férias, chega também o verão, que é sinônimo de calor e sol quente.
Muitos se preocupam com tudo, passagens, hospedagem, transporte… mas esquecem de cuidar justamente da saúde. As altas temperaturas provocadas pela estação mais quente do ano, podem ocasionar diferentes tipos de situações, como uma vivida pela dona Regina Lúcia Barcelos, uma idosa de 75 anos que passou mal ao subir o Convento no último sábado (11/01). Ela teve uma queda de pressão brusca e precisou de atendimento médico. Além do socorro pela equipe do SAMU, a primeira assistência foi dada pela equipe do Convento, através do responsável pela acolhida dos fiéis, Guilherme Caliman. O Frei estudante de Teologia Heberti Inácio, rezou com ela, deu uma bênção e conversou com a devota.
Outro fator que contribui para a possibilidade de mal estar ou de intercorrências é a alimentação inadequada aliada à falta de hidratação. Uma alimentação saudável evitar fraqueza, dor, desconforto e muitos outros incômodos. Beber água é fundamental para hidratar e cuidar do corpo. A falta de equilíbrio alimentar é um risco à saúde. Por isso é importante, antes de cuidar da saúde da alma, ficar atento à saúde do corpo.
Após a caminhada e visita ao Convento, a dica é: descanse alguns minutos, beba bastante água e logo após o descanso, alimente-se com uma refeição completa rica em nutrientes e vitaminas (hortaliças, vegetais e frutas). Monte seu prato com carboidratos de absorção rápidas como arroz e escolha uma fonte de proteína (ovo, frango ou peixe). Para encerrar, uma boa água de coco.
Coordenadora da Atenção Especializada de Vila Velha, a enfermeira Francine Fasolo, dá algumas dicas de cuidado e atenção à saúde para os visitantes que sobem ao Convento da Penha. Fique atento!
- Antes de sair de casa para visitar o Santuário da Penha, tenha sempre um kit de hidratação, contendo garrafinha com água, boné (ou chapéu) e protetor solar. Na lanchonete, a garrafinha com água gelada custa R$2,00.
- Vista roupas leves e confortáveis, calçado adequado, preferencialmente anti-derrapante e que seja confortável;
- Não subir ao Convento em jejum;
- Procure subir em horários com menor intensidade do sol, especialmente no início da manhã ou no fim da tarde;
- Vai fazer o percurso a pé? Hidrate-se e suba devagar;
- Não faça consumo de alimentos gordurosos ou frituras. Faça uma alimentação saudável antes da subida.
- Se tiver queda de pressão, peça ajuda! Coloque-se sentado e se possível elevar as pernas, buscar um local fresco, e assim que estiver melhor beber água;
- Evite subir correndo, veja os horários das Missas para não se atrasar;