De longe e de perto, a pé, de carro ou de ônibus, o sábado, dia 11 de maio, foi marcado pela grande Missa celebrada no Campinho do Convento de Nossa Senhora da Penha, onde foram acolhidas todas as mães que subiram ao Convento para lembrar e celebrar esta data tão especial no calendário de todas as famílias brasileiras: o dia das mães.
Já se tornou tradição no Convento, quando véspera do dia das mães, celebrar esta Missa no Campinho, uma vez que a Capela do Convento é pequena para comportar tamanha quantidade de mães que veem ao Convento. Durante a celebração, é rezado pelas mães vivas, pelas falecidas, pelas mães que estão próximas de seus filhos e pelas mães que estão distantes. Não deixa de ser um momento emocionante, principalmente para aquelas pessoas que já não tem mais sua mãe neste mundo.
A celebração, todos os anos, é organizada por uma equipe do Santuário do Divino Espírito Santo, paróquia dos Freis de Vila Velha e tem os cânticos animados por Frei Florival M. de Toledo. Para a Missa, as mães são motivadas a trazer uma flor, que ao final da Celebração, é abençoada e levada para uma mãe que passa por algum tipo de dificuldade.
Na homilia, Frei Valdecir Schwambach que presidiu a celebração, disse que o melhor que podemos dar às nossas mães, quando perto de nós, é a nossa consideração por elas, ouvindo-as e respeitando-as; este é, sem dúvida, o nosso melhor presente que podemos dar a elas neste dia, juntamente com nossa oração. Ressaltou também a necessidade da família caminhar sempre unida, uma vez que a amizade entre pais e filhos é uma força grande no combate a tudo aquilo que tantas vezes destrói as famílias, como o caso das drogas.
A Missa é a grande ação de graças que pudemos celebrar, agradecendo a Deus por nos ter dado mães generosas! Não deixa também de ser um momento de profundo agradecimento à Mãe e modelo para todas as mães, Nossa Senhora da Penha.
Este ano, tivemos um público em torno de 6.000 pessoas. O campinho ficou todo tomado! Deus seja louvado pela fé, amor e dedicação de todas as mães!