Paz e Bem!
Hoje é o último dia de 2019, um ano intenso, repleto de atividades, eventos e o ano que marcou os 449 anos da maior festa religiosa do Espírito Santo, a Festa da Penha. Um ano também de muitas realizações, de momentos marcantes, se experiências inesquecíveis… 2019, num panorama rápido como que um #tbt, revelou-se pelas milhões de expressões de fé à Padroeira do povo capixaba.
Na Festa da Penha… 9 dias de muitas atividades, Missas, romarias, eventos culturais, celebrações e incontáveis manifestações de fé e amor à Nossa Senhora da Penha. Pelo menos 2,5 milhões de romeiros devotos participaram da festa. Por isso, temos a grata satisfação de apresentar os números, dados e informações da festividade em honra à padroeira do estado.
Realizamos entre os dias 20 a 29 de abril de 2019, a maior cobertura da história da Festa da Penha, com transmissões ao vivo pelas redes sociais do Convento e da Arquidiocese de Vitória, com mais de 400 voluntários nas onze equipes de serviço. Todos os eventos puderam ser assistidos de diferentes lugares do mundo.
Nas estruturas montadas, destaque para o palco principal na Prainha, imponente, bonito e “vitrine” do gigantismo da Festa da Penha. Nas ruas do Centro da Capital, o “Corredor da Fé” iluminou mais que os caminhos, deu cor, tom, arte às ruas da cidade. A iniciativa plausível se afinou com a atração mais visitada da Praça do Papa: a Imagem Iluminada de Nossa Senhora da Penha. Em outro ponto de destaque, citamos os trajetos das romarias. Os romeiros têm sido cada vez mais obedientes aos pedidos do Guardião do Convento: “Vamos deixar pelas ruas apenas a marca da nossa devoção. Nada de lixo na rua!”
As atrações artísticas e culturas são sempre um brilho reluzente que enchem de devoção o Campinho do Convento, a Catedral ou mesmo o Santuário de Vila Velha. O já tradicional “Concerto da Orquestra Sinfônica no Santuário” levou muito encanto com músicas clássicas. A Noite Mariana realizada na Catedral contou com participação do Padre Joãozinho. Na noite de sexta-feira, um encontro entrou para a história. Católicos, muçulmanos, umbandistas, protestantes e… irmãos! Irmãos em Cristo, se reuniram para celebrar os 800 anos do Encontro de São Francisco de Assis com o Sultão, mostrando que o diálogo, o respeito e as diferenças devem sim andar lado a lado. O momento foi talvez o mais emocionante da semana, porque certamente marcou a história.
Nas tradicionais Missas do Oitavário, as áreas pastorais da Arquidiocese de Vitória e as Romarias das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, trouxeram muita alegria e devoção para o Campinho. O destaque principal vai para a Diocese de Colatina que fez uma homenagem às vítimas da tragédia de Brumadinho, recordando também as vítimas de Mariana.
Pelas redes sociais, nas transmissões das romarias, destacamos em especial a dos Homens, que teve duração de 4h10, sem falhas ou quedas de sinal de internet. O números impressionam, superando as expectativas de audiência e participação do público, atingindo 100 mil visualizações. Outro destaque foram as transmissões da Remaria, onde o os internautas assistiram pelas redes sociais do Convento e o traslado da Imagem de Nossa Senhora da Penha, duas novidades nos vídeos ao vivo deste ano. Apesar da transmissão da Missa de Encerramento da Festa pela TV Gazeta, muitas pessoas de outros estados também acompanharam tudo ao vivo pela telinha do Facebook. Pela TV, a audiência superou a marca de 600 pessoas, um recorde da emissora.
Não podemos esquecer a participação dos frades, especialmente do Ministro Provincial da nossa Província da Imaculada Conceição e dos que vieram de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina… Eles mostraram que a Festa de Nossa Senhora das Alegrias, tem o sentido devocional franciscano. Frei Pedro de Oliveira, filho da terra um apaixonado pela tradição das bandas de congo. Frei Pedro Engel, o “guardião” da água benta, responsável por abençoar a todos no final. Frei Paulo Roberto, como sempre uma figura emblemática do Convento, responsável pelos avisos e pela comunicação inicial. Outro destaque foi a participação do Frei Felipe Carreta, nascido em Vila Velha o jovem estudante animou o Oitavário ao lado do Frei Paulo César.
Outros números
– 2,5 milhões de pessoas participaram da Festa
– Mais de 700 mil pessoas participaram da Romaria dos Homens
– 10 dias de cobertura (20 a 29 de abril).
– 49 horas e 44 minutos de transmissões ao vivo pelas redes sociais;
– Mais de 75 horas de cobertura (site e redes sociais);
– 596.285 mil visualizações dos vídeos (dados de maio de 2019);
– 1.807.489 milhão de pessoas alcançadas pelas transmissões;
– 137.480 reações nas publicações;
– 139 mil acessos ao site do Convento;
VISÃO GERAL
3.698.885 milhões pessoas alcançadas pela cobertura nas redes sociais Convento.