Terço Gigante é instalado entre as palmeiras no Campinho

Compartilhe:

Paz e Bem!

A Festa da Penha 2022 começou! Isso porque um dos mais tradicionais e esperados símbolos da festa em honra à Nossa Senhora da Penha, já está entre as palmeiras no Convento da Penha. A instalação aconteceu, como de costume, na manhã deste Sábado de Aleluia, o Sábado Santo, dentro do Tríduo Pascal.

O Terço, que é uma verdadeira obra de arte que encanta tantos olhares, é uma criação de um grupo de voluntários coordenado pelo médico Osmar Sales. Por conta da pandemia, no ano passado o terço foi reutilizado de anos anteriores, por isso neste tempo de pandemia, o terço deste ano é inédito.

A peça possui cerca de 20 metros de altura e pesa em torno de 50 kg. Já os materiais utilizados na confecção vão desde bolas com gramas sintéticas, lâmpadas LED brancas, lírios artificiais, para marcar as orações do Pai Nosso, entre outros materiais de madeira e pinturas em óleo sobre tela.

De acordo com o responsável pelo terço, tudo começou em 1997 e não foi nada planejado. Hoje, 24 anos depois, é como gerar um filho a cada ano. A catequese deste ano destaca o Ano de São José, que foi convocado pelo Papa Francisco para o ano passado; o tema saúde dos enfermos, relacionado aos cuidados maternos de Nossa Senhora e o verde da esperança de dias melhores.

O Guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck, deu a bênção e agradeceu aos voluntários que se dedicaram neste trabalho: “Deus eterno e todo-poderoso, que com bondade paterna não deixais de atender às nossas necessidades, concedei a todos os fiéis devotos de Nossa Senhora das Alegrias, a Virgem da Penha, que ao olharem com piedade e devoção este Terço a ela dedicado e, recordando sua humildade e generosidade para com Deus e o próximo, imitem suas virtudes e obtenham de Vós, por sua intercessão, as graças da saúde, sabedoria, paciência, justiça, alegria, esperança, fé, amor, paz e todo o bem”, rezou Frei Djalmo.

Fiel ao tema, um quadro em óleo sobre tela, mostra Maria com um paciente no leito e, no crucifixo, a pintura do Cristo Ressuscitado, uma das sete alegrias de Nossa Senhora da Penha. “Queremos transmitir esta mensagem de que a nossa fé prevalece e não fenece. O Cristo Ressuscitado é o símbolo de fé e de esperança”, diz Osmar.

Osmar começa a trabalhar na preparação do terço três meses antes da Festa. Isso ele faz desde o início, há 24 anos. Segundo ele, o primeiro terço, que foi feito para a Romaria das Mulheres, não deu certo e acabou sendo colocado entre as palmeiras. “A ideia nasceu por acaso. Em 1997, no Rio de Janeiro, durante o 2º Encontro de Famílias com o Papa João Paulo II, vi um terço de isopor pendurado com bolas de gás. A partir disso, comecei, no ano seguinte (1998), a preparar o símbolo da Festa da Penha no Espírito Santo”

CONGO DO MESTRE HONÓRIO
O Convento da Penha recebeu, neste Sábado de Aleluia, a banda de Congo Mestre Honório, da Barra do Jucu, como parte das homenagens à Nossa Senhora da Penha. O grupo subiu o morro cantando, mas quando chegou no portão da ladeira, parou os instrumentos para visitar em silêncio a imagem da Padroeira. Todo ano a banda de congo Mestre Honório sobe as ladeiras do Convento, marcando também o período de jejum da Quaresma, já que durante 40 dias a banda ficar sem tocar e sem cantar como forma de penitência. Eles foram acolhidos pelo guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo Fuck.

O congo é um gênero musical brasileiro, típico das regiões litorâneas do Espírito Santo. As banda de congo são conjuntos musicais que tocam e cantam principalmente em festas religiosas, como as de São Benedito, São Pedro, São Sebastião e Nossa Senhora da Penha. Segundo livros históricos, as primeiras bandas teriam surgido no Estado por volta de 1855.

A arte desenvolvida por diversos voluntários, com cerca de 20 metros de altura, é uma tradição que dura 23 anos e que já virou um símbolo forte de devoção mariana e cenário para fotos de diversas famílias. O terço fica no Campinho do Convento.

Com informações de Moacir Beggo e Cristian Oliveira

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X