Paz e Bem!
O último sábado de maio, o mês de Maria, ficou marcado com um congraçamento, um coroamento de bênçãos e graças no Campinho do Convento em Vila Velha-ES. Atendendo ao pedido do Papa Francisco, pela oração persistente do Santo Terço, sobretudo a oração piedosa pelo fim da pandemia, homens de diversas partes participaram do 8º Encontro Estadual do Terço dos Homens do Espírito Santo.
Foram mais de duas horas de programação com cobertura em redes de televisão do estado e do Brasil. Uma verdadeira força tarefa que mobilizou equipes de comunicação. A TV Pai Eterno transmitiu a reza do Santo Terço ao vivo para todo o país. A Santa Missa foi acompanhada por milhares de pessoas na Rede SIM de Televisão, que transmitiu todo o encontro. As rádios América, Diocesana, Web de Colatina e outras emissoras irmãs se uniram na corrente de fé. Às 19 horas a REDE VIDA reapresentou um compacto com alguns momentos e a oração do terço na íntegra. O Encontro foi o de maior cobertura midiática da história do movimento em terras capixabas.
Como o próprio hino do Terço dos Homens diz “nas Ave Marias que aqui repetimos, falamos do amor que por Ti sentimos”, amor esse evidenciado em cada mão que se elevava, em cada sorriso coberto pelas máscaras, em cada momento de tantos emocionantes. A alegria de poder retornar à Penha Sagrada animou não apenas os homens que estavam ali, aos pés da Mãe, mas tantos, incontáveis filhos devotos que mesmo de casa, fizeram-se de coração presente no Convento. E o movimento do Terço dos homens é isso: esse sentimento mariano transformador que “ajuda esse mundo”, faz a sociedade, a família e o mundo melhor.
O Diretor Espiritual do Terço dos Homens, Padre Adenilson Antônio Schimidt, abriu o encontro saudando os homens e todos acolhendo a Imagem de Nossa Senhora da Penha. Um momento de muita emoção. Em seguida, o padre conduziu a oração do Terço. Os mistérios foram intercalados com representantes das três dioceses do Espírito Santo e a Arquidiocese de Vitória. Ao todo, 300 homens participaram, todos devidamente distanciados, utilizando máscara e álcool 70%.
Ao final do Santo Terço, a Coordenação Estadual realizou o sorteio da Imagem Peregrina. Ela ficará durante um ano com a Paróquia Santíssima Trindade, Aribiri, Vila Velha-ES.
A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, com a cordial presença do Bispo Emérito de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade, os dois, também tercistas e devotos da Virgem da Penha. Durante a reflexão, Dom Dario destacou a importância da Santíssima Trindade no movimento do Terço dos Homens, sobretudo nesses tempos em que a oração do terço tem sido ainda mais familiar.
O Arcebispo ainda afirmou que Jesus convoca a todos nós para assumirmos a missão de anunciar seu Evangelho em todos lugares. E que o homem do terço precisa ser um “bom samaritano”.
O encontro no Campinho entrou para a história por ser o primeiro evento realizado em formato híbrido desde as novas restrições sanitárias estabelecidas no início do ano. Um outro ponto importante é que o movimento busca reanimar os grupos de terço dos homens que estão dispersos.
O encontro foi encerrado com homenagens à Nossa Senhora da Penha e muita emoção, além da entrega da imagem peregrina.
Fotos: Marcos Antoniazi
O MOVIMENTO
O Terço dos Homens é um movimento de oração permanente presente em várias paróquias, comunidades e grupos pastorais, onde os fiéis meditam os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus, por meio da recitação das Ave Marias. É na reza do Santo Terço que os filhos de Nossa Senhora encontram a esperança de um mundo melhor.
O movimento de homens que rezam o terço é também uma maneira de fazer com que os todos possam descobrir na devoção piedosa, a importância de ser sinal de Deus na família, no trabalho, na comunidade e na sociedade. Como o próprio hino do Terço dos Homens diz, “nas Ave Marias que repetimos, falamos do amor que por ti sentimos”, ou seja, o homem que reza o terço, faz dele sua declaração de amor, sincero e puro amor, à Maria Santíssima.
Neste ano, o Encontro do Terço dos Homens ganhou moldes diferentes, não apenas por conta da pandemia, mas pela necessidade de reanimar os grupos que se dispersaram ou ainda, dar novo vigor diante do testemunho daquelas tantas pessoas que passaram pela doença.
Atendendo ao pedido do Papa Francisco, na Exortação “Patris Corde”, o Terço dos Homens fez também uma homenagem a São José, o Patrono Universal da Igreja e Pai da Sagrada Família., além de abraçar a Campanha Paz e Pão, promovida em todo o Estado através de suas dioceses, buscando levar a caridade solidária e fraterna por meio da doação de alimentos e momentos de espiritualidade a quem tanto precisa neste período da pandemia.