Terço dos Homens: “Maria nos ensine a humildade da alma e o silêncio do coração”

Compartilhe:

Paz e Bem!

Representantes do Terço dos Homens da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da Praia da Costa, Vila Velha, abriram a programação especial de oração do santo terço no Convento da Penha. Rezando pelo fim da pandemia do coronavírus, pelas intenções dos fiéis e pela realização do VII Encontro Estadual do Terço dos Homens (que será no dia 30 de maio), os voluntários se reuniram às 19h na Capela.

Frei Paulo Roberto Pereira fez a abertura. Saudou a todos, renovou o convite para todas as terças-feiras, os fiéis acompanharem de casa a reza do terço ao vivo pelas redes sociais do Convento e agradeceu a presença dos tercistas. “Paz e Bem! O Convento da Penha se abre nesta noite para acolher os homens do terço. Estamos em preparação ao VII Encontro Estadual do Terço dos Homens, que é um movimento que cresce nas comunidades e paróquias do Brasil inteiro. É um espaço de conversão pessoal, espaço de missão, porque os homens que se encontram com o Senhor não guardam este encontro apenas para si mesmos, mas partilham com outros homens. A partir deste encontro criativo, transformador, vão transformando a vida das suas famílias e das suas comunidades. É o encontro pessoal com o Senhor, gerador de missão, enche a Igreja de um espírito novo. No dia 30, queremos celebrar isso, a missão do Terço dos Homens no estado do Espírito Santo”, disse o Guardião do Convento.

Logo em seguida, após o canto inicial, Luciano Miziara iniciou a oração invocando a presença do Espírito Santo. Fez a proclamação do Evangelho e uma breve reflexão. “Amados de Deus, como somos felizes e agraciados nos tempos de hoje. Nós já recebemos o Espírito Santo vindo no batismo e cremos sem termos visto, mas não basta lermos a Palavra ou ouvirmos a Palavra e acharmos que pronto, é só isso, basta e o espírito santo agirá em nós. É preciso que nos abramos à graça de Deus e peçamos a Ele que manifesta em nós este Espírito Santo, este advogado, este defensor… Estamos vivendo um tempo de pandemia e isto tem nos colocado a viver mais próximos de Cristo, mas ao mesmo tempo, tem nos colocado grandes desafios. Como está o seu coração? Peçamos a Maria que nos ensine a humildade da alma e o silêncio do coração, para sabermos pedir a Deus e percebermos o Espírito Santo em cada um de nós”, refletiu.

A oração foi conduzida pelos voluntários Luciano e Eudes Morgan. A cada mistério doloroso, os fiéis que acompanhavam deixavam nos comentários do Instagram, YouTube e Facebook, as intenções, preces e súplicas. Foram mais de 3 mil comentários.

Encerrando a Oração do Terço, os homens rezaram a Consagração à Nossa Senhora da Penha e receberam a Bênção pelas mãos do Frei Paulo Roberto. Ele agradeceu a presença dos tercistas e a todos que acompanharam o “momento de piedade e de devoção”.

O Frei disse que “unidos geramos comunhão, estamos isolados socialmente num gesto de caridade, de cuidado um pelo outro, mas estamos unidos em comunhão. É assim, nesta comunhão estabelecida entre as plataformas digitais do Convento que nos unimos”, finalizou ele, fazendo ainda um convite para o VII Encontro Estadual do Terço dos Homens no próximo dia 30 de maio, a partir das 14h30, participando em casa cuidando uns dos outros.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X