Terço dos homens é uma fonte inesgotável de vigor para a missão na sociedade

Compartilhe:

Paz e Bem.

A reunião semanal dos homens que rezam o terço a partir do Alto da Penha Sagrada já se tornou uma verdadeira tradição. A tradição dos homens e mulheres que meditam os mistérios da encarnação, morte e ressurreição do Senhor. A repetição das Ave Marias é muito mais que uma oração de fé direcionada à Nossa Senhora como uma devoção popular, vai além. Por meio da prece de centenas de pessoas espalhadas pelo mundo inteiro, o Convento vai formando uma grande família, uma grande comunhão.

Na noite desta terça-feira (25/08), como de costume, a fraternidade franciscana do Convento abriu as portas do Santuário da Mãe das Alegrias para acolher mais um grupo de tercistas da Arquidiocese de Vitória, para a reza do Santo Terço Mariano (clique aqui para assistir na íntegra) ao vivo pelas redes sociais. Os homens da Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Jardim da Penha, município de Vitória-ES, juntamente com o Vigário Paroquial, Padre Jacqueson Pimentel, conduziram a meditação dos mistérios dolorosos.

No comentário inicial, Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, destacou a intenção de oração por aqueles que estão passando necessidade nas ruas do nosso país, sobretudo neste tempo com baixas temperaturas. “Que nós possamos nos exercitar na solidariedade e na prece solidária também. Além de rezar pela igreja, rezar pelas famílias, gostaria que hoje pudéssemos rezar também, no mês vocacional, por todas as vocações. Das nossas famílias e comunidades continuem a surgir pessoas dispostas ao serviço do evangelho”, pediu.

Iniciando o terço, o Vigário Paroquial fez a reflexão do Evangelho (Mt 23,23-26) explicando que “muito mais que a realização de práticas sem sentido, o Evangelho ensina que não só precisamos acolher a lei, de praticar, mas da conversão profunda do coração aos valores de Deus, aos valores morais, a coisas que constroem uma vida nova. Através da convivência de fidelidade, de misericórdia e de justiça principalmente com os mais necessidades. O Senhor nos pede uma identidade profunda com Deus, de práticas, de sentimentos interiores, de disposição para construção do seu reino. É isso que queremos, queremos corresponder a Deus”, comentou o Padre Jacqueson.

O oração dos tercistas teve como intenção o fim da pandemia e algumas preces particulares da paróquia, com o intuito de criar proximidade de identidade com os fiéis paroquianos que rezavam em casa, isto porque o encontro paroquial (que completa 18 anos em 2020) ocorre sempre às terças-feiras a noite, porém com o isolamento social, todos têm acompanhado a oração transmitida pelas plataformas do Convento.

Jarbas Christo é um dos coordenadores do Terço dos Homens Estadual, atualmente responsável pelas relações públicas do movimento no Espírito Santo. Ele fez questão de recordar com gratidão as pessoas que fazem o encontro acontecer e fazem parte do terço em cada paróquia. Ele lembrou também os aniversários de Ordenação dos dois padres da paróquia: Padre Jacqueson (5 anos de sacerdócio completados no último domingo) e Padre Adenilson Antônio Schmidt, o pároco vai completar 16 anos de vida sacerdotal no próximo dia 28 de agosto.

Por fim, o Guardião do Convento encerrou o momento orante falando sobre a importância do Terço dos Homens na Igreja. “Nossa prece, nossa devoção e o exercício da piedade através da oração dos homens do terço. O Terço dos Homens tem este compromisso: ser espaço da devoção, da piedade, de ouvir a Sagrada Escritura e buscar caminhos de vivenciá-la no seu dia a dia. A comunidade que cultiva o terço, abre espaço para os homens do terço, tem neste movimento uma fonte inesgotável de energia, de força, de vigor para a missão. Os homens do terço não rezam apenas por si mesmos, mas rezam pelas famílias, pela missão da Igreja e se empenham em viver o Evangelho no seu dia a dia onde estiverem, são sinais de Deus na sociedade. Homens de oração fazem-se homens do terço”, finalizou.

 


ENCONTRO ARQUIDIOCESANO

Frei Paulo Roberto anunciou também que no próximo dia 06 de setembro (domingo), a partir das 16h, a Catedral Metropolitana de Vitória vai acolher mais uma edição do Encontro Arquidiocesano do Terço dos Homens. A participação deverá ser feita pela internet, como foi o Encontro Estadual em maio deste ano no Convento. Será virtual, interativo e totalmente online.

Para acompanhar, os fiéis devem acessar as redes sociais da Catedral de Vitória (Facebook, Instagram e YouTube)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X