#tbt | Padre Jorge: Sairemos desta pandemia mais fortes e preparados

Compartilhe:

Paz e Bem!

Faz parte da tradição católica, a adoração à Santíssima Eucaristia todas as quintas-feiras. Fiéis do mundo inteiro manifestam seu amor a Deus por meio da presença real de Jesus Cristo na comunhão. Tal data recorda o dia em que Jesus entregou seu próprio Corpo e Sangue em sacrifício pela nossa salvação. Foi numa quinta-feira que Ele partiu o pão e distribuiu com o vinho aos seus discípulos, ceando seu Santo Corpo. Em tempos de pandemia, as pessoas são convidadas a vivenciar as experiências cristãs em casa, rezando em família.

Hoje também é dia de #tbt, por isso vamos relembrar a tarde do dia dois de abril de 2020, no início da pandemia do coronavírus. Naquela ocasião, milhares de devotos de Nossa Senhora da Penha que acompanhavam o Convento nas redes sociais, puderam rezar e receber a Bênção do Santíssimo Sacramento, presidida pelo Vigário Geral da Arquidiocese de Vitória, Padre Jorge Campos. Foi um momento marcante, emocionante e histórico para todo o Espírito Santo.

Ao abrir a Celebração, Padre Jorge justificou a ausência de Dom Dario que por motivos de agenda não pode estar presente e agradeceu pelo convite da fraternidade franciscana do Convento. “É uma alegria imensa estar aqui hoje na Casa da Mãe. Agradecemos o convite do Frei Paulo para presidir a Santa Missa! Dom Dario mandou um grande abraço a todos. Neste momento de isolamento social, queremos nos unir na oração, na fé, no amor e agradecer o nosso Deus, colocando nossa vida nas mãos Dele”, disse o Vigário Geral.

Na oração inicial de coleta, o padre recordou os doentes, os que sofrem e todos o povo que vive momentos difíceis com a pandemia da covid-19. Neste dia, a fraternidade do Convento estava completa, inclusive com a presença do nosso eterno e saudoso Frei Luiz Flávio Adami Loureiro.

Durante a homilia, Padre Jorge Campos falou sobre o “isolamento social” proposto para esses dias de pandemia. “Estamos vivendo esse tempo de isolamento, mas para dizer a verdade, não gosto deste termo ‘isolamento’, porque a gente não vive isolado, a pessoa que tem fé, não vive isolada. Prefiro dizer que estamos num certo ‘retiro’, um deserto, um certo recolhimento. Porque isolamento é estar sem perspectiva, sem sentido… Retiro, deserto, se torna algo frutuoso, mesmo que o deserto é um momento de dificuldade, muitas pessoas sofrem sim, mas somos chamados a ficar em casa, não isolados, mas em comunhão com Deus, com  nossa Mãe Maria Santíssima, com os anjos e santos e com os irmãos”, em seguida, ele citou as tecnologias que favorecem a unidade da fé de todos, já que através do celular a mensagem do Senhor chega aos fiéis.

“Este é um tempo de nos recolhermos em Deus, porque não vamos perder a esperança e sairemos deste momento mais fortes, mais preparados para a vida, mais animados, mais encorajados para viver em comunidade. Logo logo, acabando tudo isso, sairemos diferente de quando entramos, não seremos mais os mesmos, para vivermos em fraternidade, vivermos como irmãos…”, afirmou o Vigário.

Depois da comunhão, os fiéis participaram de forma online de um momento de adoração ao Santíssimo, logo após, o Ostensório com a Sagrada Eucaristia foi levado pelo Vigário da Arquidiocese até a “Varanda Oeste” com vista para as cidades de Vila Velha (Prainha, Glória e região) e Vitória (Praia do Suá, Enseada do Suá, Jesus de Nazareth e adjacências) e de lá, o Santíssimo abençoou os capixabas, que naquela hora clamavam muito pelo fim da doença.

Ouça a homilia completa abaixo.

Assista o momento da Bênção do Santíssimo Sacramento.

Confira algumas fotos:

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X