Paz e Bem!
Hoje é quinta-feira, dia de recordar os momentos especiais que marcaram nossa história. O Convento da Penha lançou no dia 20 de fevereiro, a música do tema oficial da Festa da Penha 2019.
Quando faltavam menos de 60 dias para o início da maior e mais expressiva manifestação de fé do Espírito Santo, a festa da Padroeira do Estado, a Fraternidade do Convento apresentou a produção musical que é tema da festa. “Eis aqui a serva do Senhor”, extraído da passagem bíblica de Lucas 1, 38, o tema foi escolhido para ser a motivação de reflexão e celebração neste ano e foi também a inspiração do Frei Lucas Moreira Almeida, compositor da letra e melodia, da canção em homenagem à Nossa Senhora da Penha.
A interpretação da canção foi feita pelo Frei Paulo César Ferreira da Silva, OFM, do Convento, que é cantor. Ele também é o responsável pela parte musical do Santuário da Penha; e também feita, pela Roselene Gonçalves da Silva dos Santos, que faz parte da comissão de gravações do Hinário Litúrgico da CNBB. A produção da canção de Nossa Senhora é do próprio Convento da Penha, tendo duração de 1 minuto e 17 segundos.
A ideia da produção da música partiu da Fraternidade do Convento. No ano passado e em alguns anos anteriores, alguns artistas capixabas já faziam questão de escrever músicas em homenagem à padroeira, como o Carlos Bona, conhecido pelas canções: “Hino de Nossa Senhora da Penha” e “Vamos Louvar Maria”; Em 2018, o voluntário Emerson Tomaz Nascimento escreveu e cantou a música “Ó Virgem da Penha, És Nossa Alegria”, em consonância com o tema da festa (“Virgem da Penha, Minha Alegria”). Para este ano, Frei Paulo César pediu ao confrade Lucas Moreira, para que escrevesse também uma letra que pudesse ser interpretada para animação dos dias do Oitavário, e então, nasceu, a partir da motivação principal, a música “Eis aqui a serva do Senhor”.
Ouça abaixo a canção “Eis aqui a serva do Senhor”.