#tbt: Imagem de Nossa Senhora da Penha doada para o Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

Em mais um #tbt vamos recordar a doação da imagem de Nossa Senhora da Penha para exposição, oração e até mesmo registros fotográficos. A Imagem de 85 centímetros (da base até a cabeça) foi recebida pelo Convento através da doação de uma família de um empresário capixaba e devoto de Nossa Senhora. Ela passou por um remodelamento e reforma além de ter recebido uma nova pintura. Está exposta na Sala de Exposições do Convento.

A Imagem de Nossa Senhora da Penha, inicialmente, foi encomendada no ano de 1969, pelo sr. Moacyr Zoroastro Zandomênico, empresário, devoto e proprietário da sua nova empresa (na época, a Indústria e Comércio de Mármore Nossa Senhora da Penha Ltda. A encomendação da imagem foi realizada no Santuário de Santo Antônio, município de Vitória, ES. Em seguida, seu primeiro destino foi a matriz da empresa que ficava localizada na Rua Cristovão Colombo, no bairro Glória, município de Vila Velha. Já no ano de 1973, com a inauguração da nova sede da empresa na Rodovia Carlos Lindemberg, no bairro Ilha dos Ayres (já chegando no Centro da cidade), a imagem da Santa passou a ser exposta na fachada, em um local bem destacado na então Indústria e Comércio de Mármore Nossa Senhora da Penha. De acordo com informações históricas obtidas com a família do empresário, a Imagem de Nossa Senhora da Penha permaneceu no mesmo local por 43 anos.

No ano de 2016, devido o encerramento das atividades da empresa, a família Zandomênico, representada pelo filho do sr. Moacyr, o Sandro Zandomênico, após contato da fraternidade do Convento da Penha entregou a santa para o Santuário. Em 2018, juntamente com um documento assinado por Sandro, o Convento acolheu a doação da imagem, classificada por ele como “sua melhor morada”.

A reforma, remodelamento e nova pintura da imagem da santa foram realizadas pelo restaurador do Convento Ailton Tadeu Costa. Durante pouco mais de um ano, ele fez intervenções necessárias para recuperação e conservação total da imagem, já que ela ficava exposta, dentro de uma caixa de vidro, ao sol, o que deteriorou bastante a pintura. Segundo Ailton, a imagem foi produzida em gesso, com “fibra vegetal sisal”, os olhos de Nossa Senhora de vidro e os olhos do Menino Jesus em gesso, com a base de pedra de mármore. As coroas passarão por um restauro e banho de ouro e a imagem ainda passará por alguns retoques.

Ainda de acordo com o restaurador, a beleza da imagem caracteriza o cuidado e devoção que a família sempre teve. Todo o trabalho de remodelamento, foi acompanhado pelo Frei Paulo César Ferreira, que solicitava modificações, alterações na coloração, em alguns formatos  etc. Disse também que mesmo ela sendo bastante pesada, ela poderá ser exposta ou mesmo ser usada em peregrinação, caso o Convento necessite, já que não há nenhuma restrição com a imagem.

O Frei Paulo César, responsável pelos critérios de estética, detalhes e ideias do remodelamento, afirmou que o objetivo é possibilitar ao devoto que rezar diante da imagem, consiga se espiritualizar e interiorizar com a sacralidade da fé. Sobre a opção de cores, destaque para o azul e rosa, que recordam a divindade e a humanidade, respectivamente. Segundo ele, “Nossa Senhora representa a humanidade, revestida do divino, através de Jesus.”

O Frei acrescentou que a doação foi recebida pelo Convento com muita alegria. “Com muita alegria recebemos esta generosa doação. Sempre que passávamos pela Rodovia Carlos Lindemberg, avistávamos, num ambiente de uma marmoraria, mas que dava um ar de espiritualidade. Com a desativação da empresa, percebemos que a imagem estava lá e solicitamos à família que prontamente fez a doação, ao considerar o Convento como ‘a casa dela, melhor morada'”.

A Imagem está exposta na Sala de Exposições do Convento.

Confira algumas fotos

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

São Boaventura: uma voz ainda atual

Por ocasião do 750º aniversário da morte de São Boaventura , que celebraremos no dia 15 de julho de 2024, foi publicada a Carta dos Ministros Gerais

X