Paz e Bem!
Neste #tbt de hoje, vamos recordar a participação do Convento da Penha no movimento global “Hora do Planeta”. O Programa de educação ambiental do Santuário, “Ecos do Convento”, promoveu uma ação muito especial.
No dia 30 de março de 2019, o Convento, patrimônio histórico e cultural da cidade de Vila Velha, participou da ação mundial, que consistiu em apagar as luzes do monumento durante uma hora para passar uma mensagem sobre sustentabilidade, proteção ambiental e cuidado com o planeta. O “Ecos do Convento”, foi responsável pela realização da atividade.
Essa ação mundial teve início em Sydney, Austrália, no ano de 2007 e foi sendo disseminada em torno do globo desde então, baseando-se em apagar as luzes de um lugar turístico ou com grande visibilidade no dia 30 de Março das 20h30 às 21h30. Essa foi a segunda vez que o Convento da Penha participou desse evento, contando com a parceria do Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA). Estima-se que mais de 150 pessoas participaram do ato sustentável.
O evento contou com a participação do 16º Grupo Escoteiro Barão de Teffé, com o intuito de priorizar a mensagem de educação ambiental para os jovens e crianças. O escoteiro Gabriel Juliatti conta que o projeto é muito importante para preservação de todo patrimônio histórico. “Nós do Grupo Escoteiro Barão de Teffé temos um papel de ajuda e de participação no projeto, no qual é fundamental para manutenção da área verde do Convento”, afirma.
O Frei Pedro de Oliveira conta que a preservação do meio ambiente é uma bandeira levantada por toda fraternidade franciscana e também pelo Santo Padre, o Papa Francisco, mas que deve partir de toda sociedade. “Nos recordemos do nosso Papa Francisco quando ele nos lembra que o planeta é a nossa casa comum e cuidar dessa casa significa cuidar do lixo, da água, da natureza e dos animais. Aqui no Convento temos o programa Ecos do Convento, este grupo que foi criado para pensar no Convento como um todo, ou seja, pensando nele como um todo, pensa-se em cuidar da natureza que o cerca”, contou ele.
A Hora do Planeta 2019 foi apenas um dos muitos projetos que o programa “Ecos do Convento” vai realizar, para a proposta de educação ambiental do Convento e já gerou bons resultados, com ótimas expectativas para os próximos anos. A presidente do IBA e coordenadora do programa, Karina Moreira Nolasco de Carvalho, diz um pouco sobre o evento: “Em nome do programa ECOS DO CONVENTO, agradeço a todos os envolvidos nesse incrível momento de reflexão, parceiros como a Prefeitura Municipal de Vila Velha, a Guarda Municipal, Grupo Escoteiros Barão de Teffé, Humanizarte Assessoria Educacional, Asilo Ninho de Amor de Afonso Cláudio. Que cada um de nós consiga praticar e ECOAR atitudes sustentáveis em prol de um futuro melhor”, explica Karina.