#tbt do Auto do Frei Pedro Palácios na #FestadaPenha

Compartilhe:

Foto: reprodução / Blog do Teatro da Barra/ES

Paz e Bem!

Em mais um #tbt especial da #FestadaPenha, vamos voltar ao ano de 2014, para recordar a apresentação do tradicional Auto do Frei Pedro Palácios. O teatro histórico e religioso, é uma peça ao ar livre, de reconhecimento nacional e já foi vista por mais de 300 mil pessoas. Trata-se de um espetáculo multimídia, que reúne mais de cem artistas. Índios guaranis, grupos de dança, músicos, coral e capoeira compõem o espetáculo, que mostra o início da colonização e o resgate histórico dos acontecimentos ocorridos no Espírito Santo, especialmente contando a vida, missão e feito do frade espanhol, fundador do Convento.

Segundo conta a história, a gruta foi o local onde Frei Pedro Palácio morou por mais de seis anos. Nela dormia tendo como travesseiro uma pedra e nada mais, uns animais e a simplicidade da vida franciscana. Do mesmo lado e adiante da gruta, está o nicho onde, de acordo com historiadores, Frei Pedro colocava o quadro de Nossa Senhora que trouxera de Portugal e diante do qual orava com o povo que ali habitava. Frei Pedro Palácios foi quem construiu a ermida que deu origem ao Convento da Penha e iniciou a tradição da Festa da Penha, a terceira maior festa religiosa do Brasil.

Foto: reprodução / Blog do Teatro da Barra/ES

Vamos recordar a última apresentação do espetáculo que ocorreu em 15 de março de 2014. A Prefeitura de Vila Velha estava com uma expectativa de mais de mil pessoas presentes. O teatro foi dividido em oito atos, o espetáculo começou com a doação da capitania hereditária para Vasco Fernandes Coutinho, em 1535. Até a revelação do espanhol Frei Pedro Palácios, que em um sonho visualizou a construção do Convento da Penha, a peça trafega pelos confrontos entre índios e colonizadores, a anarquia da capitania e o envolvimento do povo com o frei espanhol.

Clique aqui para assistir a reportagem da TV Gazeta

Assista um pequeno trecho do Auto apresentado em 2014


AUTO DO FREI PEDRO PALÁCIOS NA FESTA DA PENHA 2020

Há uma expectativa que o “Auto de Frei Pedro”, volte a fazer parte da programação da Festa da Penha 2020, quando completa 450 anos ininterruptos de festejos em honra à Padroeira. A apresentação tem duração média de uma hora e está sendo organizada pelo Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha-IHGVV e uma co-produção com a Companhia Sol da Terra, de Marcos Ortiz. O Coral da ArcelorMittal tem participação confirmada na encenação do “Auto de Frei Pedro”. A previsão é de cerca de 200 atores participando do espetáculo.

“Um grandioso projeto de resgate histórico/religioso do nosso voluntariado cultural, contando com o apoio institucional da Prefeitura Municipal de Vila Velha, em fase de captação de parcerias e patrocínios privados. O projeto já está em análise na Lei Rouanet caminhando dentro do previsto, e em outubro teremos o resultado final, que sinaliza bem favorável. Estamos apresentando o projeto para as grandes empresas parceiras do nosso IHGVV, que demonstram grande interesse em participar. Por ser feriado estadual, o Dia de Nossa Senhora da Penha, a padroeira do ES, será com certeza a maior edição da Festa da Penha, nesses 450 anos de festejos, um grande atrativo para o turismo religioso do nosso estado, sendo portanto um evento de muita exposição das marcas envolvidas no projeto, com retorno garantido para os patrocinadores”, declara Manoel Goes, presidente do IHGVV e líder da equipe de produção.

A Comissão Central de Organização da Festa da Penha está trabalhando para viabilizar o evento dentro da programação história dos 450 anos da Festa. Ainda serão definidas as datas e como se darão as apresentações.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X