Paz e Bem!
No primeiro #tbt de hoje, vamos recordar a devoção dos remadores. Eles que praticam as diferentes modalidades de esporte sobre as águas, realizam – durante a Festa da Penha – desde 2013, a “Remaria”, um estilo diferente de louvar a Mãe da Penha.
O percurso é de aproximadamente 3km, saindo da Praia do Ribeiro, Vila Velha, remando até o Parque da Prainha. Eles passam embaixo da Ponte Darcy Castelo de Mendonça, a 3ª Ponte, se encantando com um cenário perfeito da criação de Deus.
Na terra ou na água, os devotos querem homenagear a Virgem da Penha. Cada um do seu jeito. A “remaria” faz parte da programação oficial da Festa da Penha desde 2017, no entanto, é realizada desde abril de 2013, tendo como principais participantes, praticantes ou remadores profissionais de stand up paddle, canoa havaiana, kaiak, etc… Os amantes do mar fazem o louvor e a gratidão à Virgem da Penha, participando das festividades em honra à padroeira.
O trajeto é feito em cerca de uma hora. Em 2019, estima-se que 70 remadores tenham participado do evento.
Frei Pedro Engel, que também é remador, praticante do stand up, na edição deste ano, deu uma bênção antes da remada, em seguida, os remadores saíram em “procissão marítima”.
Assista o vídeo abaixo
Remaria da Penha, ao vivo.
Posted by Convento da Penha on Saturday, April 27, 2019