Paz e Bem!
O ano de 2019 acabou e muitas coisas aconteceram, algumas boas outras que poderiam ter sido melhores, mas foi um ano de muitas recordações, muitas lembranças. Agora, neste segundo dia do ano, quinta-feira, dia de #tbt, vamos recordar a Celebração na Noite do Natal, realizada na Capela do Convento no dia 24 de dezembro de 2019.
Às 18h, os sinos do Santuário após a tradicional Ave Maria, anunciavam uma “Noite Santa”, a “Noite Feliz”, onde Deus se fez humano para estar entre nós. Homem, entre os homens. Durante pouco mais de cinco minutos, o badalar convidava à oração e ao encontro alegre, festivo. O Senhor nasceu! “Hoje na gruta de Belém, nasceu o salvador!”
Os fiéis lotaram a Capela para a Santa Missa. Antes, foram recebidos pelo Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto (que presidiu a Missa) e pelo Frei Pedro de Oliveira. Eles desejavam “Feliz Natal” e “Paz e Bem”, além de encorajar a todos os que passavam, apressadamente ou mais calmamente, para subir até o alto da Penha Sagrada.
O clima festivo contagiou a todos, desde os fiéis aos voluntários, ministros e leitores. A Missa teve a participação dos Freis do Convento, sendo cada um responsável por um momento. Frei Lucas Moreira, o estudante capixaba, preparou os cânticos e músicas da Liturgia; os freis angolanos Honorato e Canga ficaram responsáveis pelo turíbulo e incenso, Salmo Responsorial, além da condução da Imagem do Menino Jesus durante a Bênção Final, enquanto Frei Pedro Engel fez a acolhida da Imagem nos momentos iniciais. Frei Alessandro fez parte da Oração Eucarística; e Frei Pedro fez a proclamação do Evangelho.
A Missa teve início após o comentário inicial e a procissão de entrada pelo centro da Igreja, em seguida a saudação inicial do Guardião, depois de pedir que todos se cumprimentassem. “Esta noite, é uma noite que marca a história da humanidade. Há mais de 2 mil anos, nós cristãos recordamos este momento, por isso nosso coração se alegra em ouvir o anúncio do Natal”, introduziu o Frei Paulo Roberto.
Ouça o Anúncio do Natal interpretado pelo Frei Lucas.
Um dos momentos mais emocionantes da Missa foi após o Anúncio do Natal, no Hino do Glória, quando um casal representando José e Maria entraram carregando a Imagem do Menino Jesus com anjinhos na frente.
Na Homilia, Frei Paulo Roberto explicou que a devoção franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora que são também do Natal (as quatro primeiras). Disse também que “Deus quer contar com o ser humano para que a salvação seja plena, este é mistério do Natal. Não é apenas uma recordação de um acontecimento de 2 mil anos, ainda que tenha sido um acontecimento suficiente para transformar a história. O povo que viva nas trevas, oprimido, sendo pisado pelo poder opressor, encontra-se com a esperança. A Virgem vai dar a luz… Estamos aqui porque cremos que Deus, naquela ocasião e hoje também, renova conosco um trato, um combinado, a aliança de vida e libertação. O Natal de Jesus já aconteceu em Belém, mas deverá acontecer todos os dias no coração da gente. Nossa vida será Belém quando acolhermos com mansidão a pessoa que convive conosco. Nossa vida será Belém, anunciará ao mundo que a treva da noite foi vencida quando conseguirmos resgatar em nós a capacidade de gerar fraternidade, solidariedade e bondade. O mundo precisa de corações generosos que dizem ao Senhor: não temos medo, porque a treva da noite não mais nos assusta. Nasceu o Salvador e queremos testemunhá-lo!”.
Ouça a homilia completa abaixo.
Ao final da Missas os freis deixaram uma mensagem de Natal para todos os fiéis.
Confira um resumo no vídeo abaixo