Paz e Bem!
Estamos nos aproximando de mais uma Festa de Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira, Mãe e Rainha do Brasil. Na próxima segunda, é o Dia dela! Mas toda quinta é dia de #tbt e por isso vamos recordar, com expectativa, a celebração do ano passado, quando havia a possibilidade de ajuntamento, aglomeração.
No último dia 12 de outubro de 2019, com muita fé e alegria, nos unimos aos brasileiros espalhados em vários lugares, para festejarmos a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. O Convento da Penha, Santuário de devoção mariana, realizou Missas pela manhã, na Capela, sendo a última (11h, com Consagração, oração pelo povo brasileiro), além das milhares de expressões de amor dos filhos amados à Virgem Santíssima.
Às 15h30, no Campinho do Convento, Frei Pedro de Oliveira presidiu a Missa Solene em louvor à Senhora Aparecida, que contou com a feliz participação das crianças, já que também era o dia dedicado a elas.
No início da celebração, as crianças entraram, fazendo uma pequena procissão (do Mirante do Campinho até o Altar) conduzindo uma “pequena barca” com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ao chegar e posicionar a Imagem ao lado da bandeira do Brasil, Frei Pedro agradeceu as crianças e pediu um “viva” bem bonito para a Padroeira e para os pequenos. Uma criança também foi responsável por cantar o Salmo Responsorial. De forma magnífica, afinada e linda, ela expressou o grande sentimento de amor à Mãe, através da mensagem do Salmo.
Na homilia, Frei Pedro fez questão de recordar algumas crianças que foram vítimas da violência que infelizmente atinge todos os povos, sobretudo aqueles que vivem nas periferias e favelas do nosso país; crianças que muitas vezes têm seus sonhos roubados, exterminados, eliminados. Ele ainda rezou pelo Brasil, especialmente pela triste situação da Amazônia e outras irresponsabilidades que estão acontecendo no país.
Por fim, antes de encerrar, Frei Pedro de Oliveira convidou as crianças para subirem no palco. Diante da Imagem, todos ajoelhados, ele rezou, consagrou à Deus todas as crianças sob o olhar terno da Senhora Aparecida e puxou o canto “criança feliz, feliz a cantar…” A bandeira do Brasil foi erguida por dois meninos, enquanto todos rezavam.
Vamos recordar este momento no #tbt, confira nos registros fotográficos abaixo.
Fotos de Renata Esgario.
Aproveitando essas motivações, vamos recordar ainda uma canção interpretada pela Michele Freire, uma artista capixaba que se apresentou no Programa Salve Mãe das Alegrias.
O programa foi uma proposta da organização da festa com o objetivo de aproximar os devotos de Nossa Senhora da Penha com o Convento. Uma vez que precisamos reinventar, repensar, inovar, a iniciativa foi uma maneira de chegar até tantos lugares por meio da internet, fazendo com que os fiéis, isolados socialmente, pudessem estar unidos na mesma fé, na mesma comunhão e congregando a mesma família, a família de Deus.
A cada dia a produção do programa levava um artista para uma apresentação artística e cultural em homenagem à Padroeira do Espírito Santo. Michele cantou uma versão linda da música “Romaria” de Renato Teixeira. Acompanhe abaixo.