Paz e Bem!
No primeiro #tbt especial da Festa da Penha de hoje, vamos recordar a alegria dos jovens e adolescentes que participaram da 4ª edição da Romaria dos Jovens e Adolescentes.
Grupos de Perseverança, de jovens, pastorais da juventude, grupos de orações jovens, pastorais dos seguimentos de adolescentes, catequeses e outros grupos, participaram da romaria, realizada no dia 27 de abril. Participaram pessoas de diversas partes, sendo a maioria de Vitória, Vila Velha e Cariacica. Para fugir do sol forte, as sombras das árvores acolheram os adolescentes, que, portando bandeiras, faixas, “ícones de fé” e vestindo camisetas do próprio grupo, fizeram muito barulho para homenagear Nossa Senhora da Penha. A alegria é uma marca registrada da romaria.
Às 9 horas, os grupos se reuniram na Prainha e subiram ao Convento para a Celebração Eucarística, às 10h30, no Campinho. Padre Gudialace de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vila Velha, acolheu, fez festa, animou e presidiu a Santa Missa. Ele brincou, na acolhida que “o Campinho estava cheio de moças que seriam freiras e rapazes que seriam padres”. Na homilia, ele questionou os jovens:
“Será que as pessoas que nos encontram pelas ruas conseguem ver que a gente se encontrou com Jesus também?”
Para o Padre, o desafio é dar testemunho quando estamos no meio de pessoas que não professam a fé cristã e católica. “Quando a pessoa o vê caminhando pela rua, ela consegue olhar para você e falar: esse jovem, esta jovem, encontrou-se com Jesus porque tem umas coisas diferentes nas atitudes dele, nas atitudes dela. Será que a nossa vida consegue, de fato, mostrar para outros que nós somos aqueles que se encontraram com Jesus na Eucaristia e somos Igreja, sem ter uma identificação?”, insistiu. “A nossa vida precisa mostrar para outros que nós encontramos com Jesus. Que hoje, não só durante a Festa da Penha, ao descermos daqui, as pessoas que se aproximarem de nós possam dizer: este adolescente, esta adolescente, este jovem, esta jovem se encontrou Jesus porque sua vida é diferente!”, completou.
O celebrante chamou, durante o Pai Nosso, todos os catequistas e coordenadores que estavam acompanhando os jovens para ficarem ao seu lado no altar. E ele prestou uma homenagem a eles pela dedicação, doação e carinho com que cuidam dos jovens e adolescentes.
VEJA IMAGENS DA ROMARIA DOS JOVENS E ADOLESCENTES
Com informações de Moacir Beggo e de Cristian Oliveira