Paz e Bem!
Há 31 anos, a devoção dos cavaleiros faz parte da marca da Festa da Padroeira do Espírito Santo. Abrindo as festividades da Virgem da Penha, logo nas primeiras horas da manhã do Domingo da Ressurreição do Senhor, os cavaleiros saem de diversos cantos do estado, para juntos louvarem e agradecerem. Recebidos pelos frades, aos pés do Convento, no Parque da Prainha, eles recebem uma bênção especial e um verdadeiro banho de água benta.
Como hoje é dia de #tbt, vamos recordar a Bênção dos Cavaleiros de 2017 e 2018. Com a Imagem de Nossa Senhora da Penha à frente, trio elétrico, surgiram centenas de cavaleiros. De chapéu, boné, berrante, bota, cinto, os cavaleiros manifestaram uma linda devoção. Muitos vindos de Cobilândia, outros de Cariacica e de outras diversas cidades capixabas. Saudando a Mãe de Deus, cantando, rezando, louvando, eles iam se aproximando do palco, elevando as preces e agradecendo por mais uma montaria.
Em 2017… “Na chegada, Frei Paulo Roberto Pereira, Guardião do Convento, acolheu os cavaleiros e ressaltou a importância do cuidado com os animais e com meio ambiente, destacando a Campanha da Fraternidade daquele ano, que teve como tema: ‘Biomas brasileiros e a defesa da vida’. O frade destacou a obrigação de todos em cuidar dos cavalos, especialmente antes do regresso para as cidades de origem, deixando-os descansar, para então retornarem.
Homens, mulheres e crianças estiveram presentes, demonstrando grande respeito e devoção à Virgem da Penha. Após a oração, os cavaleiros foram abençoados com a água benta. Esta foi a 30ª edição e 9ª Bênção como parte da programação da Festa da Penha.
Já em 2018, selecionamos algumas fotos para recordar este momento.
ORIENTAÇÕES IMPORTANTES PARA OS CAVALEIROS
Cuidado com o tratamento com os animais
- Não use espora, dê carinho;
- Dê água ao animal, antes, durante e depois do percurso;
- Não o agrida, ame-o;
- Não galope, a procissão não é corrida;
- Mantenha os exames do animal em dia;
- Leve-o com ferradura;
- Não monte se você estiver alcoolizado;
- Mantenha o animal alimentado;
- Respeite a idade estabelecida para montar;
- Respeite o peso que o animal suporta;
- Não monte éguas na prenhez;
- Vermifugue regularmente o animal.
- Qualquer incidente, procure imediatamente ajuda veterinária. Haverá um profissional de medicina veterinária no Parque da Prainha, à disposição dos romeiros.