Solidariedade franciscana em prol dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Compartilhe:

Paróquias e instituições de ensino de diferentes localidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil continuam empenhadas na promoção de ações de solidariedade à população do Rio Grande do Sul que, desde o dia 29 de abril, sofre com os reflexos das fortes chuvas que devastaram grande parte do Estado.

De acordo com balanço da Defesa Civil, do dia 19 de maio, dos 497 municípios gaúchos, 463 foram afetados pelas enchentes, prejudicando mais de 2 milhões e 300 mil pessoas. Atualmente, 76.955 moradores estão em abrigos, desses 540.633 estão desabrigados.

Quando olhamos para os números oficiais, percebemos o quanto filhos e filhas de Deus foram impactados pela maior catástrofe ambiental da história do Rio Grande do Sul.

Por outro lado, essa grave situação mobilizou no Brasil uma inédita “rede de apoio”, composta por milhares de voluntários que se dividiram em diferentes frentes para ajudar o povo que sofre com as enchentes. Outros milhares de brasileiros uniram forças para doar dinheiro, roupas, produtos de limpeza, higiene e alimentos, na tentativa de diminuir a dor de irmãos e irmãs que perderam tudo o que tinham, inclusive parentes e amigos vítimas da tragédia.

Fé, esperança e caridade

Na Paróquia Santa Inês, localizada no Balneário Camboriú, em Santa Catarina, a comunidade participou do SOS Rio Grande do Sul, uma campanha de solidariedade do governo gaúcho.

Neste mês de maio, nos dias 7 e 10 deste mês, dois caminhões com mantimentos foram enviados para Canoas (RS), uma das cidades mais atingidas pelas enchentes. O primeiro carregamento foi de alimentos, e a segunda foi de água. “Na sexta-feira (18), uma terceira remessa foi enviada. Desta vez foram doados agasalhos e cobertores, pois, o frio já chegou na região afetada”, informou Frei Lindolfo Jasper, vigário paroquial.

“Aqui não fazemos muita ‘propaganda’ das nossas ações, pois nossa maior intenção é ajudar os mais pobres, o povo sofrido afetado por essa tragédia”, salientou o frade.

A Universidade São Francisco (USF), vinculada à Frente de Evangelização da Educação, promoveu nos Câmpus de Bragança Paulista, Campinas e Itatiba, neste mês de maio, uma Campanha Emergencial para ajudar as famílias afetadas pelas enchentes no Sul.

Foram arrecadados mantimentos, itens de higiene, ração para animais, roupas e calçados. As doações foram transportadas pela Sakata Brasil, empresa produtora de hortaliças, parceira institucional da USF.

Ações como essa vão ao encontro da missão franciscana da Universidade de atuar junto às comunidades em que está inserida de maneira fraternal e solidária, além de estarem alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU.

Fraternidade de Solidariedade

 A Província Franciscana da Imaculada, por meio do envio de recursos financeiros destinados do Fundo para Caridade Fraterna, também auxiliou os habitantes do Rio Grande do Sul. A ação de solidariedade envolveu as demais entidades da Conferência Franciscana do Brasil e Cone Sul (Argentina, Chile e Paraguai), num movimento da Ordem dos Frades Menores, com o objetivo de promover a caridade fraterna e a assistência aos atingidos pelos eventos climáticos, especialmente os mais necessitados. Os valores foram destinados à Província da região Sul do país, que está socorrendo a população afetada pelas enchentes em nome da Ordem.

As doações para a Província Franciscana São Francisco de Assis, ainda podem ser realizadas da seguinte forma:

PIX: [email protected]

Província São Francisco de Assis no Brasil

Banco do Brasil

Agência:5882-3

Conta corrente: 10.292X

CNPJ: 35.332.968/0001-08

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X