Paz e Bem!
Terminaram no último domingo (10), com a Missa Solene na Matriz da Prainha, às 18 horas, as festividades de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira do município de Vila Velha e da paróquia irmã franciscana. A Celebração foi presidida pelo pároco, Frei Djalmo Fuck, tendo sido concelebrada pelo Frei Clarêncio Neotti e pelo Padre Adelson Soares, Capelão da Marinha.
A procissão de entrada foi marcada pela acolhida às comunidades Santuário do Divino Espírito Santo, Cristo Rei, São Sebastião, São Benedito, São Marcos, Cristo Redentor, Sagrada Família, Santa Clara e Jesus Ressuscitado. A Oração do Ângelus deu as boas-vindas aos celebrantes e a nova imagem de Nossa Senhora do Rosário, levada por Aprendizes de Marinheiros da EAMES.
A leitura do Evangelho relembrou a anunciação, quando o anjo diz à Maria: Alegra-te! Encontraste graça diante de Deus.
Em sua homilia, frei Djalmo lembrou que Deus está conosco desde o princípio de tudo e o otimismo é verdadeiro e seu nome é Jesus. Não precisamos ter medo. Devemos seguir sonhando sempre com dias melhores e com muita fé na presença de Deus em nossas vidas, através de Cristo.
Maria é nosso maior exemplo de graça e fé e com ela podemos caminhar, continuamente protegidos, pois intercede por nós junto ao Altíssimo, e com essa fé devemos seguir adiante, iluminados pela luz do Espírito Santo.
O Espírito Santo pode criar um mundo novo, abrindo o nosso coração à justiça, à fraternidade e ao amor, mas depende do nosso “sim”, como fez Maria. Ela também nos convida a estarmos em oração como igreja, humildes e atentos sempre aos sinais e promessas de Deus.
“Nos coloquemos nesta cena sagrada que ouvimos, pois a história de Maria é também a nossa história, a minha história. Gostaria de destacar algumas palavras, expressões do evangelho ouvido hoje e que devem também ressoar em nossos corações sempre de novo:
‘Alegra-te’. Esta é a primeira palavra que o anjo Gabriel dirige a Maria em meio a escuridão, preocupações e dúvidas de seu coração. Maria não entendia plenamente o que estava acontecendo, qual o sentido daquelas palavras. Também nós não entendemos tudo, sobretudo o tempo que estamos atravessando, tempo de muito sofrimento e provação. E, no entanto, o anjo diz a Maria e diz a você, a sua família, a sua comunidade nesta noite ‘Alegra-te’. Por que se alegrar? Porque não estamos só. Deus caminha conosco, Ele é o Emanuel, nosso companheiro de caminhada. Nossa alegria não é otimismo estéril, infundado, vazio, mas carregado de fé e esperança. Deus está conosco, nos ajuda, nos defende, nos acompanha”.
“O que mais o anjo diz a Maria. Diz, ‘não tenhas medo’. O que nós precisamos ouvir é justamente isso. ‘Não tenhamos medo’. O temor, o medo paralisam, não nos permitem seguir adiante. Medo do futuro, medo de estar só. Medo de sofrer, medo da doença, medo da morte. O medo é algo profundamente humano, mas não pode nos paralisar, nos fazer perder o horizonte, sonhar com dias melhores. A fé, a fé verdadeira nos faz superá-lo. Mas não é uma fé vazia, de um livro de autoajuda, de uma palestra de final de semana. É a fé na presença de Deus em nossa vida, através de Jesus. A fé como experiência de encontro pessoal, profundo e transformador com Jesus. Fé que nos faz sempre de novo seguir adiante. Foi esta experiência transformadora e profunda que Maria fez. A experiência da prontidão! Por isso é capaz de dizer: eis aqui a serva do Senhor!”
Encerrando, o pároco pediu que a paróquia possa cultivar a esperança em dias melhores e que Nossa Senhora do Rosário derrame bênçãos em cada um de nós, nossas famílias e nossas comunidades, nos fortalecendo com a sua proteção, alegria, saúde, esperança, coragem e perseverança.
Ao final da Missa, crianças e adolescentes da Paróquia, juntamente com duas jovens coroaram Nossa Senhora, marcando assim o término dos festejos da Padroeira neste ano.
Viva a Nossa Senhora do Rosário, hoje e sempre!
Confira um resumo no vídeo abaixo.