Servir como o Bom Pastor na reflexão do 5º Dia do Oitavário

Compartilhe:

Vila Velha (ES) – Refletindo diariamente sobre um tema vocacional, a Festa da Penha chegou hoje, 13 de abril, ao 5º Dia do Oitavário, abordando o tema “Chamados à Vida Sacerdotal”. O jovem diácono Frei Augusto Luiz Gabriel, que reside na Fraternidade Franciscana de Colatina, apresentou o tema no Momento Devocional, lembrando que Deus escolhe alguns para serem pastores do seu rebanho, a exemplo do Cristo, o Bom Pastor do Evangelho. Frei Gustavo Medella completou dizendo: “Essa imagem do pastor, das ovelhas, embora não seja tão presente na nossa realidade era algo muito forte no tempo de Jesus e por isso ele se apresenta como o bom pastor, o pastor que dá a vida por suas ovelhas”.

A liturgia da Missa das 16 horas esteve a cargo da Área Pastoral Serra-Fundão e foi presidida pelo Pe. Esteban Suarez Souza, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, em Serra. Na homilia, o Pe. Alessandro Malaquias Chagas, da Paróquia Bom Pastor, em Serra, falou do tema do dia como serviço: “Entender a nossa vida à luz da Palavra de Deus hoje é um desafio que devemos assumir a partir de agora. Veja o tema que convoca o servir. O abrir o coração sincero para que essa Palavra possa impulsionar a gente a servir com amor, verdade e gratuidade”, disse.

Frei José Lorenz Führ (primeiro à esquerda), vigário paroquial em Ituporanga, chegou hoje

O Vigário Provincial, Frei Gustavo Medella, participou do programa “Salve Mãe das Alegrias” e explicou que o sacerdócio é um ministério que significa serviço ordenado, ou seja, ele surgiu na história da Igreja no tempo dos apóstolos, a fim de propiciar uma organização da missão. “O sacerdote é alguém que, pela imposição das mãos e pela prece sacerdotal, constitui-se como pastor do povo de Deus. Então, a ideia é que sacerdotes, diáconos, bispos, sejam figura desse pastor, que é uma referência para o rebanho, que cuida da caminhada do rebanho. E o Papa Francisco tem uma imagem muito bonita do que significa o pastoreio e onde o pastor deve estar na caminhada com o seu rebanho. Diz o Papa, o pastor deve estar atrás do rebanho para que nenhuma ovelha fique perdida no meio do caminho, ele deve estar no meio do rebanho para perceber as diferenças e as reais necessidades, dificuldades e também as alegrias das ovelhas e precisa estar à frente para conduzi-las no caminho da salvação”, exemplificou Frei Medella.

 

“Então, sacerdote, diácono, bispo têm uma missão muito desafiante que tem sentido por causa da presença dos leigos, da Igreja, de todo o povo de Deus é por causa de Cristo, o bom pastor”, completou Frei Medella.

Na sua reflexão, Frei Augusto partiu do Evangelho da multiplicação dos pães. “Assim como Jesus, nossos presbíteros são convidados constantemente a multiplicarem o pão da vida para todos, mas mais do que isso, são desafiados a fazer com que o pão material chegue em todas às mesas, principalmente dos que mais necessitam. Com Maria são chamados a servir, mas servir a todos. Esse é um dos possíveis sentidos da multiplicação dos pães e peixes, que ouvimos no Evangelho”, explicou.

No alto, Frei Augusto Luiz Gabriel e abaixo o Pe. Alessandro

Segundo Frei Augusto, toda vocação sacerdotal encontra em Maria um espelho: “Ela é o modelo de toda vida, pois em seu ventre gerou o sacerdote por excelência: Jesus ressuscitado. Assim, Maria é a primeira por excelência a cuidar e zelar dos sacerdotes. Por isso, ‘mais sacerdotes. Oh! Mãe envia! Sábios e santos, Ave Maria’”.

“A nossa mãe queremos pedir por novas e santas vocações. E não apenas pedir, mas que nossos presbíteros possam ser verdadeiros seguidores de Cristo ressuscitado. E como ela somos chamados a servir e fazer das nossas ações as ações próprias do ressuscitado”, concluiu Frei Augusto.

ADESÃO TOTAL A CRISTO RESSUSCITADO

Pe. Alessandro iniciou sua reflexão fazendo algumas provocações: Como nessa Oitava da Páscoa iremos reviver a Ressurreição de Cristo em nossa vida, seja ela vocacional ou paroquial? Como essa Ressurreição pode acontecer em nossa vida para que não seja apenas uma festa tão bonita, mas que ela possa continuar adiante em nossa vida?

“A ressurreição aconteceu de fato. Cristo está vivo no nosso meio, cantamos o Glória na missa de hoje, mas ainda existem muitos corações duros, incrédulos, fechados, porque falta ainda dar esse passo, sair ao encontro e levar esse Cristo ressuscitado, que é belo. Estamos aqui ouvindo a Palavra de Deus, daqui a pouco vamos descer o Morro da Penha, e justamente ali será convidado a viver a alegria do Ressuscitado. Ali é convidado a exalar a alegria de ser de Cristo, de ser de Nossa Senhora, nossa Mãe”, disse.

Programa “Salve Mãe das Alegrias”

Segundo o sacerdote, ainda falta em nós uma adesão total, verdadeira. “Muitas vezes ficamos apenas num aspecto do Cristo. Eu vou até onde me convém. Uso da Palavra até onde a Palavra é bela e agradável aos meus ouvidos e quando o Cristo pede uma conversão verdadeira, uma mudança radical de vida, uma conversão autêntica, nós adaptamos a nossa fé, a religião, a Palavra, o Cristo ao nosso gosto”, lamentou.

“E se o sacerdote fala alguma coisa que não gostamos, já nos tornamos naqueles cristãos pirracentos, revoltados. Queremos abandonar tudo porque não está de acordo com nossa vontade. Adesão verdadeira para Cristo abre a nossa inteligência. Adesão verdadeira em Cristo abre a nossa vida para entender a sua Palavra e vivê-la em nossa vida cotidiana. Abre a nossa inteligência para colocar em prática essa Palavra que é dura, mas é de Deus, que converte e aponta novos caminhos em nossa vida”, ensinou.

VIRGEM DA PENHA PEREGRINA

Nesta sexta-feira, 14 de abril, a imagem de Nossa Senhora da Penha visitará a cidade de Guarapari:

07:00 – Acolhida da Imagem no trevo de Setiba – A Imagem passará, sem paradas, pelas paróquias: São Tiago Maior, Nossa Senhora de Lourdes, Sagrada Família, São Pedro, Beato Padre Eustaquio e Nossa Senhora da Conceição;

11:00 – Oração e Meditação no Pronto Atendimento de Guarapari;

12:00 – Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição  – Matriz do Centro de Guarapari.

APRESENTAÇÃO DA ORQUESTRA ACADÊMICA DO IFES

Para encerrar o 5º dia do Oitavário de Nossa Senhora da Penha, às 19h30, no Santuário Divino Espírito Santo, a programação das festividades para Nossa Senhora da Penha contou com uma apresentação da Orquestra Acadêmica do Ifes, comandada pelo Maestro Walter Costa Bacildo e com a participação do coral Cameria IFES.

O pároco do Santuário, Frei Vanderlei da Silva Neves, acolheu todos os presentes, em especial a orquestra e os coralistas de Vitória. “Aqui é um Santuário franciscano e com toda certeza, a música tem tudo a ver com religiosidade. A música desperta em nós, sentimentos bons. Em muitas situações nos ajuda a rezar e assim ter uma comunhão profunda com Deus”, disse.
A apresentação envolveu os presentes com clássicos, como Jesus Alegria dos Homens, de Bach, e Aleluia de Handel.

PROGRAMAÇÃO DO OITAVÁRIO

14 de abril (sexta-feira) – 6º dia do Oitavário – Área Pastoral Vitória
Tema do dia: Chamados à vida religiosa consagrada
– 7h, 9h e 11h – Missas na Capela do Convento
– 14h – Romaria dos Militares – Saída do portão do Convento
– 14h – Programa Salve Mãe das Alegrias – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 15h – Devocional Oitavário – Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet)
– 16h – Missa do 6º dia do Oitavário no Campinho do Convento – transmissão ao vivo (TVs, rádios e internet).
– 19h30 – Apresentação musical “Além do Altar” com padres no Campinho do Convento
– 20h – Show com Amaro Lima – Praça Encontro das Águas, Jacaraípe, Serra
– 22h – Show com Banda Big Beatles – Praça Encontro das Águas, Jacaraípe, Serra


Frei Augusto Luiz Gabriel (fotos da Missa e Concerto) e Moacir Beggo

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X