Seminaristas da Arquidiocese participam da Missa no Convento

Compartilhe:

Paz e Bem!

Nesta quarta-feira (11), o Convento da Penha teve a alegria de receber os seminaristas do Seminário Nossa Senhora da Penha, da Arquidiocese de Vitória. Eles tiveram uma tarde de espiritualidade na Casa da Mãe das Alegrias em comemoração aos 70 anos do Seminário.

O encontro dos jovens estudantes se encerrou com a Missa das 15 horas no Campinho do Convento que contou com a participação deles na Liturgia e também no canto. A Celebração Eucarística foi presidida por frei Paulo César, que com alegria acolheu os seminaristas e agradeceu à Deus por suscitar vocacionados em nosso meio como prova de seu amor.

Frei Paulo iniciou sua homilia dizendo de como o altar estava bonito nesta tarde, com a presença de tantos jovens seminaristas e se alegrou pela ação de graças do ano jubilar do Seminário Arquidiocesano. Com alegria, ele recordou seu início na caminhada vocacional quando entrou para o Seminário em 1972 e compartilhou com os fiéis e com os estudantes um pouco da sua história.

De início, o frade começou sua caminhada no Seminário Diocesano. Passado um tempo, ele discerniu que sua vocação seria seguir os passos “daqueles padres de batina marrom que ajudaram na minha Paróquia na Semana Santa.” Ele concluiu o ensino médio no Seminário da Diocese e terminados os estudos, foi para o Postulantado no Seminário Franciscano em Guaratinguetá.

Durante a sua reflexão, o frei exortou aos seminaristas e também aos fiéis presentes e que acompanhavam a missa de suas casas, a serem obedientes a Palavra de Deus e a se colocarem a serviço do Reino dos Céus, lembrando sempre da sua caridade e sendo gratos pela ação da graça divina na vida de cada um.

Somos todos amados de Deus. Encontramos em Cristo Jesus o caminho, a verdade e a vida para toda a humanidade. Sua Palavra nos inspira a fazer maravilhas, a fazer a diferença e até o impossível, como a salvação que ninguém pode alcançar por si próprio mas num encontro com Jesus que veio ao nosso encontro a procura de todos.

Frei Paulo César encerrou orientando aos seminaristas que preparem sempre os caminhos para a vinda do Senhor e que sejam sempre gratos por tudo e que sejam testemunho a exemplo de São Leão Magno, bispo e doutor da Igreja, cujo dia foi celebrado também nesta quarta.

Ao final da Missa, um dos seminaristas agradeceu a acolhida da Família Franciscana do Convento em nome de todo o Seminário. Outros dois seminaristas, Paulo e Héder, convidaram a todos para participarem de sua Ordenação Diaconal no dia 06 de dezembro na Catedral de Vitória, e também pediram para que todos rezem por eles. “Que vocês possam sempre rezar pedindo a Deus mais sábios e santos sacerdotes para a sua Igreja, que Nossa Senhora da Penha como mãe bondosa atenderá sua súplica, como fala um dos versos de seu hino.”

Para encerrar, todos foram convidados a rezar pedindo a Virgem da Penha a sua intercessão, “rezando à Mãe para que o Pai atenda”, enquanto o coral entoava um cântico mariano.

 

 

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X