Paz e Bem.
A Igreja de Vitória do Espírito Santo está em festa! Celebrando seus 71 anos de aniversário de fundação, seminaristas, amigos do Seminário e os sacerdotes da Arquidiocese se reuniram para a Solene Liturgia em comemoração pelos inúmeros frutos da Casa de Formação do Seminário Nossa Senhora da Penha. A Celebração Eucarística foi realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, na capital capixaba no início da noite da última segunda-feira (04/04) e foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Frei Dario Campos.
Também na ocasião, foram admitidos às Ordens Sacras os seminaristas do primeiro ano de Teologia (Arthur Varanda, Ewerton Mariani, Jardel Martins, Lucas Saraiva e Thassio Cachoeiro). Durante a Celebração, Dom Dario recordou a belíssima trajetória do Seminário Arquidiocesano, seus fundadores e os testemunhos de tantos homens e mulheres que incentivaram e sustentaram as vocações durante as sete décadas de história.
Aos seminaristas, o Arcebispo fez um pedido: “Ouçam a voz do bom pastor!”. Após a comunhão, já nos ritos finais Padre Jorge Campos, Reitor do Seminário e Vigário Geral da Arquidiocese, fez os agradecimentos e em nome do Padre Arthur Francisco, atual Vice-Reitor e de toda a comunidade dos seminaristas, dirigiu palavras de gratidão pelos mais de 70 anos de uma bonita história.
Um momento bastante emocionante foi no hino do seminário, composto por ocasião do cinquentenário da instituição. E depois, à Nossa Senhora da Penha, uma prece em forma de canção: “mais sacerdotes, ó Mãe envia… Sábios e santos, Ave Maria”.
Num breve histórico, consta a Ata de registro da Solene Inauguração do Seminário Diocesano Nossa Senhora da Penha, datada 04 de abril de 1951. Naquela ocasião, esteve presente o Mons. João Batista da Motta e Albuquerque, que representava a Arquidiocese do Rio de Janeiro, da qual a então Diocese do Espírito Santo ainda era vinculada, o Bispo Diocesano, Dom Luiz Scortegagna; e outras autoridades eclesiásticas e políticas. Hoje, 71 anos depois o Seminário continua a acolher tantos vocacionados que encontram no Evangelho seu projeto de vida.