SEMANA FRANCISCANA: Ecos do Convento realiza atividades sustentáveis

Compartilhe:

Paz e Bem!

Teve início na última terça-feira (1º de outubro), a 1ª Semana Franciscana da Terra “Tempo da Criação”, um evento que visa demonstrar alternativas simples e eficientes de sermos mais cuidados com a nossa Casa Comum. Já que somos todos administradores dos recursos naturais colocados a nossa disposição. Este evento faz parte de um movimento global, o TEMPO DA CRIAÇÃO, uma iniciativa ecumênica mundial, convocada para a Igreja Católica, pelo Papa Francisco.

Dentro dos festejos de São Francisco de Assis, invocado como o protetor dos animais e padroeiro da ecologia, queremos louvar a Deus pela Criação. É uma grande oportunidade de encantar-se com a Obra da Criação, aprender mais e comprometer-se com o cuidado de nossa Casa Comum.

Ontem (02/10) foram realizadas trilhas monitoradas na mata do Convento, com participação de aproximadamente 150 visitantes (alunos) de escolas públicas e projetos sociais;

Hoje (03/10), o Programa Ecos do Convento realiza uma exposição de alternativas domésticas para estimular a solidariedade com a natureza. Exposição de um sistema de aquaponia, criação e preservação de abelhas sem ferrão, compostagem caseira e oficina de arte sustentável, terapia do abraço (é no abraço que a fraternidade se realiza).

A programação continua..

04/10 – SEXTA-FEIRA

  • 9h às 16h – Exposição da Polícia Ambiental: A Polícia Ambiental do Espírito Santo, vai realizar uma exposição de animais empalhados. Neste espaço, o público receberá informações sobre os animais do Convento, dicas sobre o cuidado para a preservação da fauna e poderá registrar, fotografar e conhecer de perto os animais.
  • 9h às 16h – Exposição do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo: estarão expostos os equipamentos de combate a incêndio do Corpo de Bombeiros, informações sobre prevenção de incêndio e como proceder em casos de incêndios florestais.

05/10 – SÁBADO

  • 8h às 14h – Limpeza da Mata do Convento: Um grupo de voluntários do Projeto Pegadas vai realizar a limpeza da mata, em seguida, o resultado a ação será colocado no Campinho para o público visualizar a quantidade e o tipo de lixo encontrado na nossa mata.
  • 14h30 – Encerramento: Informações sobre o cuidado com a mãe terra e encerramento da 1ª Semana da Terra no Convento da Penha

O OBJETIVO é promover a reflexão dos participantes sobre as atitudes cotidianas e possíveis ações, simples e eficientes, que poderão contribuir para uma vida mais sustentável e solidária com a nossa casa comum.
Acreditamos que preservar o meio ambiente é emergencial e todos devem estar envolvidos. Devemos agir como cidadãos íntegros, conscientes em respeitar outras pessoas, animais e plantas, com o mesmo respeito que desejamos para nós mesmos.

Nestes dias trabalharemos a metodologia “5 R’s” abordando os seguintes temas:

  • Repensar hábitos e atitudes de consumo;
  • Reduzir geração de lixo;
  • Reaproveitar aumentar a vida útil dos produtos;
  • Reciclar transformar materiais beneficiados em matéria prima para novos produtos;
  • Recusar não consumir produtos que geram impactos ambientais significativos e que não
    sejam essenciais.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X