Paz e Bem!
Teve início na noite desta quinta-feira (7) a Festa de Nossa Senhora do Rosário, Padroeira de Vila Velha e da Paróquia do Rosário. O primeiro dia do Tríduo aconteceu no dia da memória litúrgica da Senhora do Rosário.
A Missa foi presidida pelos Frei Clarêncio Neotti e concelebrada pelo Frei Djalmo Fuck, Pároco, e teve início com a acolhida e a bênção de uma nova imagem de Nossa Senhora do Rosário, que entrou em procissão nos ombros de integrantes do Terço dos Homens, ao som dos sinos e com chuva de pétalas de rosas.
Maria: Saúde dos enfermos, foi o tema e a reflexão desse primeiro dia.
Refletindo sobre este tema, uma família, da Pastoral Familiar, que foi a responsável pela organização da celebração, trouxe um terço para ser ofertado a Nossa Senhora. Juntos, eles representavam todas aquelas pessoas que vêm sofrido com as enfermidades, principalmente nestes últimos dois anos de pandemia.
Frei Clarêncio comentou que passagens do antigo testamento sugerem que surdos, mudos, cegos e portadores de outras enfermidades seriam frutos e consequências de castigos. Porém, ele alerta que, “quem pensa que Deus castiga e faz sofrer, ainda vive no antigo testamento”.
O novo testamento, Jesus, renova todas as coisas e afirma que o sofrimento existe para a glória de Deus, assim como tudo que existe em nossas vidas. Cristo, com Sua palavra e com Seu exemplo, nos diz que o sofrimento é um caminho de santificação.
Maria, também enfrentou sua jornada de sofrimento, pela crucificação do Seu Filho. Enquanto Ele cumpria sua caminhada de santificação sofrendo e sendo coroado, flagelado e crucificado, aos pés da cruz encontrava-se sua mãe, Maria, banhada em lágrimas.
Daí vem a força de ser a nossa mãe e nossa inspiração para superar todas as dificuldades. Maria é a saúde dos enfermos e consoladora dos aflitos, saúde dos doentes e esperança dos desesperados. É quem nos inspira a permanecer ao lado de quem enfrenta momentos de sofrimento, sempre com a dedicação, a gentileza, a delicadeza e a força de uma verdadeira Mãe.
Ao final da celebração, Fábio Trindade, cantor da Paróquia, fez uma linda homenagem cantando uma música autoral, “Intercede Mãe“.
Confira a programação e participe dos demais dias!
Para quem não pôde participar do primeiro dia ou quer assistir novamente, é só clicar no vídeo abaixo:
Fonte: Texto de Renan Faé e imagens de Isabela Ladeira e Luan Coradini (PASCOM Paroquial)