.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

10/03/2019

São Simplício – 10 de março

Compartilhar:

O Santo deste dia foi um excelente Papa da Igreja Católica, num período difícil da história da Igreja, pois ocorria a queda do Império Romano. São Simplício liderou o rebanho de Cristo do ano de 468 a 483.

Simplício viveu num período em que toda a Roma e toda a Itália foram invadidas por vários povos bárbaros: visigodos, hunos, vândalos. Nosso santo foi elevado à Cátedra de Pedro e como Papa viu a ruína do Império, mas experimentou a assistência do Espírito Santo contra as heresias que invadiam o mundo cristão: Nestorianismo, que dizia ser o Cristo Homem diferente do Cristo Deus e o Monofisismo, que pregava duas naturezas do Cristo, onde a divina suprimia a humana.

Com a queda do Império Romano em 476, Roma tornou-se a cidade dos Papas. Em meio aos conflitos dos bárbaros por causa do poder, foram os Papas as autoridades máximas no campo moral e jurídico, promovendo a paz e a justiça.

Por fim, São Simplício faleceu no ano de 483, na cidade de Roma. Ele soube conciliar a luta diária no interno e externo da Igreja militante e entrou vitorioso na Igreja Triunfante.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

REFLEXÃO

Nos momentos de dificuldades nós sentimos de perto o quanto é importante a união com Jesus Cristo. São Simplício viveu num momento histórico conturbado, mas nunca perdeu a esperança de que as coisas seriam melhores. Manteve uma fé firme e procurou realizar em tudo o desejo de Cristo, promovendo a paz e a reconciliação dos povos. Que Deus atenda os nossos pedidos nos momentos de dificuldades, e que, quando estivermos em paz saibamos elevar a voz e o coração em agradecimento.

ORAÇÃO

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Simplício governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Cristo nosso Senhor. Amém!

NOTÍCIAS

Paz e Bem. A Fraternidade Franciscana do Convento da Penha acolhe com alegria dois vocacionados para o tempo de convivência do Aspirantado. Filipe Martins da Silva e Allan Kauan Evaristo

Paz e Bem. Centenas de fiéis participaram, na tarde desta quarta-feira (15), da tradicional Missa da Saúde no Campinho do Convento da Penha, em Vila Velha. A celebração, presidida por

A Festa da Penha 2026 foi encerrada na tarde desta segunda-feira (13/04), no Parque da Prainha, em Vila Velha, reunindo milhares de fiéis para a missa solene presidida pelo Arcebispo

A manhã desta segunda-feira, 13 de abril, Dia da Padroeira do Espírito Santo, foi marcada por uma intensa movimentação de fiéis no Convento da Penha, reunindo celebrações eucarísticas, romarias e