.. Redirecionamento Amigos do Convento Artigos e Reflexões Banner Home Fim Banner Home Lateral Banner Home Lateral Pequeno Banner Home Meio Banner Maior Home CONVENTO NA MÍDIA Destaques

16/05/2019

São João Nepomuceno – 16 de maio

Compartilhar:

João nasceu no ano de 1330. Apesar de ter pais pobres, João conseguiu se formar doutor em teologia e direito canônico na universidade de Praga. João sabia que sua verdadeira vocação era o sacerdócio, a pregação do Evangelho.

Quando finalmente recebeu a unção sacerdotal pôde colocar em prática o seu talento de orador sacro. O fez de forma tão brilhante que foi convidado à ser capelão e confessor na corte. Tornou-se confessor da rainha e provocou a ira do rei.

A tradição diz que o rei teria exigido que João violasse o segredo da confissão da rainha, coisa a que ele se negou e, por isso, foi torturado e morto. O seu corpo foi jogado nas águas do rio Moldávia. Seu corpo foi descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR

REFLEXÃO

A ganância pelo poder faz o ser humano perder a razão e usar de artimanhas injustas para estar sempre no posto mais alto. João Nepomuceno morreu por causa da intolerância do rei, que não suportava submeter-se aos desígnios de Deus. Ainda hoje milhares de homens e mulheres são perseguidos pelas autoridades, sobretudo quando lutam pela justiça e pela paz.

ORAÇÃO

Senhor, nós vos louvamos hoje dizendo com o Salmista: “Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz, ele é piedade, compaixão e justiça”. Amém!

NOTÍCIAS

Paz e Bem. Milhares de fiéis participaram, na tarde desta quarta-feira, 8 de janeiro de 2026, da Missa da Saúde, celebrada no Campinho do Convento da Penha. A Eucaristia foi

A Porta Santa desta Basílica que, por último, hoje foi fechada, recebeu o fluxo de inúmeros homens e mulheres, peregrinos de esperança, a caminho da Cidade cujas portas estão sempre

Paz e Bem. Milhares de fiéis participaram, na manhã deste domingo, 4 de janeiro de 2026, da Missa da Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada no Campinho do Convento da

Paz e Bem. A Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, que marca também o início do Ano Civil, foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2026,