Moacir Beggo
Vila Velha (ES) – A primeira demonstração de fé a Nossa Senhora da Penha aconteceu neste domingo de Páscoa (27/3) com a Romaria dos Cavaleiros, que abriu oficialmente a Festa da Penha deste ano.
Sempre com a imagem peregrina de Nossa Senhora à frente, a romaria saiu do bairro Cobilândia com cerca de dois mil cavaleiros, seguindo pela Av. Carlos Lindenberg, percorrendo uma distância de aproximadamente 8 quilômetros até a Prainha de Vila Velha (a praça no pé do Morro da Penha reservada para as grandes celebrações e show da festa), onde foram recebidos pelos frades do Convento: Frei Pedro Engel e Frei Pedro Rodrigues. Durante o percurso, os romeiros foram acompanhados por Padre Francisco Cassaro, o “padre do berrante”.
Durante a oração, Frei Pedro Rodrigues lembrou do respeito que São Francisco tinha pelos animais e pediu aos romeiros para cuidarem bem dos animais.
Na verdade, em Cobilândia, é feita a concentração porque muitos grupos e caravanas vêm de distantes cidades do Estado, como Itaguaçu, Dores do Rio Preto, Itarana, São Roque, Colatina, Governador Lindenberg. Para chegarem neste domingo de manhã, esses grupos estão na estrada desde quinta-feira. O tempo quente não arrefeceu os ânimos dos cavaleiros, entre eles muitas crianças. Durante todo o trajeto se ouviam hinos de louvor, orações e saudações à Padroeira.
O grupo de nove cavaleiros de Serra Sede se concentrou em Cobilândia. Até lá, os cavalos seguiram em caminhão. “A distância é muito grande e o importante era participar desta festa com os demais. Gosto dessa alegria quando estamos juntos”, disse Gilver Piazzarolo, que preside a Associação de Agroturismo em Serra Sede, que tem cinco roteiros de agroturismo: Circuitos das Águas, Chapada Grande, Guaranhuns, Muribeca e Pitanga. Ele é dono do Sítio Recanto Mestre Álvaro. “Este é o 10º ano que participo da romaria”, lembrou.
Gilver (1º à esq), Davi Augusto, Wellington e Deivid, que vieram de Serra Sede
A Romaria contou com ajuda da Guarda Municipal e a Polícia Militar, que controlou o trânsito durante a passagem dos cavaleiros de um lado da Av. Carlos Lindenberg.
A Romaria dos Cavaleiros, que acontece há 29 anos mas passou a fazer parte do calendário oficial da festa em 2008, é uma das manifestações de fé que vão acontecer nos próximos dias da Festa da Penha.