Remada Franciscana com o Frei Pedro Engel

Compartilhe:

Paz e Bem!

Ele faz um verdadeiro sucesso com seu jeitinho carismático, simples e bastante divertido. Já foi capa de reportagem de jornal, assunto nas redes sociais, tema de vídeo de TV e é um verdadeiro ícone do povo capixaba. Capixaba de coração, o catarinense de 83 anos, Frei Pedro Engel, divide o tempo entre a vida religiosa, ajudando nas celebrações do Convento da Penha, e praticando uma modalidade esportiva que supera as expectativas de qualquer um. Ele concilia a fé, a oração, com a aventura de um esporte que exige equilíbrio, força nas pernas, concentração e muita disposição. Há pelo menos 5 anos, além do Santuário da Penha, a praia, tem sido o destino semanal do franciscano. Ele pratica o stand up peddle, um esporte que só os apaixonados pelo mar, pela natureza e pela paz de espírito, podem praticar.

Desta vez, fomos acompanhar com exclusividade, uma remada bastante diferente. Frei Pedro Engel remou usando o hábito franciscano. Pela primeira vez, ele realizou uma “Remada Franciscana Vocacional”, um jeito diferente e um pouco ousado de ser praticante do stand up sem deixar de ser franciscano.

Tudo começa lá no Convento. Por pelo menos duas vezes na semana, Frei Pedro vai à praia para remar. Acorda bem cedinho, faz o café, prepara as roupas que vai usar e o material. Em seguida, passa protetor solar, coloca o chapéu e desce as escadarias, pega o carro e vai até a Praia da Costa, trajeto rápido e bem tranquilo. Chegando na praia, ele pega a prancha e o remo, que ficam em um local seguro. Ele mesmo leva até a areia, onde conta com a ajuda de amigos, admiradores e do professor Saulo Binu, que ajuda ele. A rotina é bem tranquila. As vezes ele se alimenta lá também, antes de entrar na água, se hidrata e fica preparado esperando para começar. Todas as vezes que ele chega na praia, muitas pessoas pedem bênção, pedem para tirar foto com ele e até para conhecer a rotina do frei.

Ele começa a remaria, podemos dizer assim. Mantém bastante equilíbrio e tranquilidade, vai aproveitando a paisagem e os encantos da cidade canela-verde. Um dos momentos mais lindos e aguardados por todos, é quando Frei Pedro chega próximo ao local onde a turma da hidroginástica da terceira idade fica reunida para praticar uma atividade física. Ele faz um baita sucesso. Todo mundo quer tirar foto, todo mundo quer uma bênção especial, quer um registro e quer ficar pertinho dele. De longe elas já começam a cantar o refrão: “abençoa Senhor as famílias, amém. Abençoa Senhor, a minha também!” e ele acena, chega, canta junto, abençoa todo mundo e continua. Neste momento, muitas pessoas ficam emocionadas, sobretudo as mais idosas. É bastante emocionante ver o carinho e o amor que todas têm pelo Frei Pedro. Elas cantam e rezam ao mesmo tempo que praticam atividade física.

De volta pra água, hora de retornar para o ponto de origem. Ele vai um pouco mais adiante, onde há uma outra pedra grande. Chegando lá, dependendo das condições da água (se estiver agitada ou não) ele continua até dar a volta, caso contrário, retorna para evitar que caia da prancha.

A lição da Remada Franciscana Vocacional, deixada pelo Frei Pedro Engel, é que, manter o equilíbrio na prancha, é fundamental para não cair na água, já na vida, manter o equilibro emocional para não cair em tentação.

Assista abaixo a reportagem completa.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X