Reitores de santuários participam de reunião e visitam Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem.

O Convento da Penha recebeu na última terça-feira (24), reitores de santuários que fazem parte da coordenação nacional, para a primeira reunião de preparação ao XXV Encontro Nacional dos Santuários do Brasil, que será realizado em 2024. Os coordenadores já definiram tema e lema, assim como iniciaram a organização da programação, possíveis palestrantes e atividades.

Vale lembrar que no dia 19 de maio do ano passado, o Santuário de Nossa Senhora da Penha em Vila Velha, foi escolhido para sediar a 25ª edição do evento com os reitores dos principais santuários do país. Naquela ocasião, o Guardião e Reitor do Convento da Penha foi eleito coordenador regional dos santuários de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo; também foi escolhido para ser vice-coordenador nacional.

O coordenador nacional e Reitor do Santuário Nacional de Aparecida, Padre Eduardo Catalfo, explicou que esta primeira reunião teve o objetivo de iniciar o planejamento para o encontro nacional que será acolhido na Casa da Mãe da Penha. “Fomos acolhidos pela fraternidade franciscana que nos acolhe para a preparação do XXV Encontro Nacional de Reitores do Brasil. Já há 25 anos os reitores de santuário do país todo se reúnem para pensar a identidade, a missão, o projeto de cada santuário e o que vemos aqui no Santuário da Penha é uma delicadeza, um acolhimento com o povo de Deus, a alegria de viver a fé, de proclamar o evangelho. Que a família franciscana consiga continuar recebendo sempre a força necessária para anunciar a alegria do Evangelho. Que Nossa Senhora da Penha nos abençoe e continue sendo para todos nós, sinal de amor e de encontro com Deus”, disse o missionário redentorista.

Padre Eduardo ainda falou um pouco sobre a importância do Santuário de Nossa Senhora da Penha para o país. “A gente conhecia o Santuário da Penha através dos meios de comunicações e das redes sociais, mas a alegria de estar aqui é indescritível. Um Santuário grandioso pelas belezas naturais, mas sobretudo grandioso pela fé do povo, pela fé do povo que em peregrina sobe até aqui neste Santuário que é sinal do amor de Deus e da presença fraterna de Deus em nossas vidas”, afirmou.

O Reitor da Penha, Frei Djalmo lembrou que o Convento da Penha possui essa identificação com o povo na acolhida. “Para nós do Convento da Penha é uma alegria imensa acolher a coordenação nacional de reitores para juntos prepararmos o grande encontro nacional de reitores em 2024, no mês de agosto, quando o Convento sediará este encontro, motivo de alegria e contentamento para todos, porque temos na identidade essa marca da acolhida. Acolhemos o povo, acolhemos os devotos que piedosamente aqui chegam para a prece à Nossa Senhora das Alegrias, a Senhora da Penha”, comentou.

Além do Padre Eduardo Catalfo e do anfitrião Frei Djalmo, também participaram os reitores (e representantes dos reitores) dos Santuários Bom Jesus da Lapa; Divino Pai Eterno; e outros.

O tema do XXV Encontro Nacional de Santuários será: “Da Misericórdia à Esperança: Santuários do Brasil a caminho do Ano Jubilar” e lema: “Na Tua Palavra depositei a minha esperança” (Sl 119,81). Vai acontecer entre os dias 13 e 23 de agosto de 2024.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X