Quarto dia do Capítulo com olhos fitos na Vida fraterna: Eixos temáticos sobre a formação e estudos

Compartilhe:

Nesta quinta feira, 7 de novembro, quarto dia do nosso Capítulo Provincial, as atividades começam com os louvores ao Senhor como disse o salmista na Celebração Eucarística das 8h: “Cantai, entoai salmos para Ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!” (Sl 105).

Após a Santa Missa, os frades, reunidos na Sala Capitular, foram motivados pelo grupo de animação do Capítulo com cantos e músicas diversas. Em seguida, a reflexão orientada pelo Frei Pedro da Silva, a partir do tema, “Vida fraterna: Eixos temáticos sobre a formação e dos estudos”, ajudou os confrades a reverem e atualizar o modo fraterno de viver, ou seja, redescobrir o valor da vida compartilhada em fraternidade, pois a “vida fraterna é o nosso maior dom”. E, com certeza, é também “a nossa identidade e a moção da evangelização”.

Entendemos que a “convivência fraterna e a missão em fraternidade devem ser consideradas e vividas como as maiores dádivas da vida franciscana”. Assim, o viver deste modo, na partilha da vida, da vocação e da missão são atitudes de gratidão. A maneira de ver as coisas deve ter o seu fundamento no cuidado recíproco, alicerçado no diálogo e respeito mútuo. Este é o ideal que um dia todos os frades prometeram e prometerão, conforme descrito na fórmula da profissão: “Entrego-me de todo o coração a esta Fraternidade…”

Num segundo momento os olhos estarão fitos à apresentação das propostas (Eixos temáticos da Evangelização) discutidos nesta quarta-feira (6/11) e, consequentemente, em sua votação. Após este momento haverá a pausa para o café e em seguida as discussões relacionadas à temática proposta para o dia de hoje “Eixos temáticos sobre a formação e dos estudos: Formação Permanente, Serviço de Animação Vocacional (SAV) e Formação Inicial.

Assim como no dia de ontem, a dinâmica será a apresentação e a partilha nos Grupos de Reflexão “temáticos”. Para a Formação Permanente, o moderador será Frei Rodrigo da Silva Santos; Serviço e Animação Vocacional estará a cargo de Frei Jeâ Paulo Andrade e a Formação Inicial, com Frei Gilberto da Silva. Os trabalhos na parte da manhã têm a previsão do término as 12h. Em seguida um momento de bate papo (convívio) e o almoço. À tarde, os trabalhos terão início a partir das 14h, nas salas temáticas. O repouso será entre às 16h e 18h. Este é um momento dedicado aos esportes, caminhadas e outras atividades escolhidas pelos capitulares.  O louvor ao Deus Altíssimo será às 18h30.


Fonte: portal franciscanos.org.br (Frei Elias Hebo Luís e Frei Rodrigo da Silva Santos)

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X