Programação de outubro no Convento da Penha

Compartilhe:

Paz e Bem.

O mês de outubro é especial para a Igreja no Brasil. O mês dedicado às missões, é repleto de celebrações litúrgicas de santos populares. Além disso, é o mês de ir às urnas (a cada dois anos) votar nas eleições e é também o período em que ocorre o famoso feriado escolar “saco cheio”. São tantos feriados e datas importantes para os cristãos, que movimentam não só as paróquias, mas também o comércio. A data mais importante de outubro é o dia da Padroeira do povo brasileiro, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Nesta primeira semana do mês, a família franciscana celebra a Festa de São Francisco de Assis. Começando no dia 3 de outubro, quando a Igreja recorda o “Trânsito de São Francisco”, costume tradicional dos franciscanos, que encerra o mistério da vida, morte e convivência junto com os santos. Na sexta-feira, dia 4 de outubro, é dia de celebrar a festa litúrgica do Seráfico Pai. “Cumpridos enfim todos os desígnios de Deus em Francisco, sua alma santíssima livrou-se da carne para ser absorvida no abismo da claridade de Deus, e dormiu tranquilamente no Senhor.”

No Convento da Penha, todas as Missas serão em honra ao Santo de Assis, fundador das três ordens franciscanas, patrono da ecologia e amigo dos pobres. Neste dia 4, o Santuário abre às 6h e fecha às 16h30. As Missas serão celebradas às 7h, 9h, 11h e 15h (transmitida pelas redes sociais). As confissões têm o horário de 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30.

Já no domingo, o primeiro do mês, os brasileiros devem ir às urnas escolher seus vereadores e prefeitos. No Convento, o horário das Missas permanece o mesmo, ou seja, às 5h, 7h, 11h e 15h, na Capela; e às 9h, no Campinho, quando também haverá a abertura da Campanha Outubro Rosa no Espírito Santo, promovida pela Afecc (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer – Hospital Santa Rita). O Convento abre às 4h e fecha às 16h30. Não haverá atendimento de confissões.

Logo depois, os olhares dos fiéis se voltam para Aparecida, onde é realizada a Festa da Padroeira do Brasil. A devoção à Aparecida se deu a partir do ano de 1717, quando no Rio Paraíba do Sul os três simples pescadores (Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso) encontraram, ao lançar as redes, o corpo da Santa em seguida a cabeça. A história do milagre da aparição de Nossa Senhora se perpetuou e hoje é uma magna expressão de fé. Curas, prodígios, milagres e muitas outras histórias são contadas até hoje, conquistas pela intercessão da Mãe Aparecida. Em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como a “Padroeira do Brasil”, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a ‘Rosa de Ouro’, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

No dia 12 de outubro, todas as Missas no Convento serão em honra à Nossa Senhora da Conceição Aparecida. O horário permanece o mesmo, ou seja, às 7h, 9h, 11h e 15h (com transmissão pelas redes sociais), todas na Capela. As confissões acontecem de 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30.

Semana do “Saco Cheio”

Do dia 12 a 20 de outubro acontece a famosa “Semana do Saco Cheio”, um feriado escolar (universitário) prolongado. Nestes dias, por causa do maior número de turistas que visitam o Convento, não será possível subir de automóvel próprio ao longo do dia. A exceção é para a primeira Missa do dia. De segunda a sábado podem subir os quarenta primeiros veículos para a Missa das 7h. Aos domingos, apenas os quarenta veículos que chegarem para a Missa das 5h. Os franciscanos pedem que os fiéis utilizem o sistema de transporte do Convento. As passagens das vans custam R$6,00 (subida e descida) e os bilhetes para o “Trenzinho das Alegrias” custam R$20,00 (subida e descida)

Veja como fica a programação:

Segunda a sábado

  • Visitação ao Santuário: 6h às 16h30
  • Missas na Capela: 7h – 9h – 11h – 15h (também transmitida pelas redes sociais do Convento)
  • Confissões: de 8h30 às 11h e 14h30 às 16h30
  • Vans de transporte: 6h às 16h30
  • Trenzinho das Alegrias: 8h às 17h
  • Capelinha de São Francisco: 7h às 16h
  • Portão de acesso ao Campinho: 6h às 16h30
  • Subida de veículos: proibido o acesso de veículos ao Campinho do Convento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X