Paz e Bem!
O período mais importante para os cristão no mundo inteiro, a Semana Santa, é um tempo de maior intimidade com o Senhor, que se fez um de nós para nos garantir a Salvação. Após praticarmos atitudes de jejum, caridade e oração, na caminhada da Quaresma, agora somos chamados a vivenciar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.
No Domingo de Ramos, recordamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e experimentamos, a cada celebração, o caminho do Calvário. Na Quinta-Feira Santa, iniciamos o Tríduo Pascal, onde fazemos memória da simplicidade do Senhor, que lava os pés dos discípulos e se dá como o próprio alimento, o Verdadeiro Alimento. Este dia é a Instituição da Santa Eucaristia.
Na Sexta-Feira da Paixão do Senhor, dia de profundo recolhimento e oração, iremos passar pela escuridão, pela morte. É o dia em que praticamos jejum e dedicamos inteiramente nosso dia ao Senhor. Às 15h, faremos a Celebração da Paixão no Campinho do Convento. É importante lembrar que neste dia, em nenhum lugar no mundo se celebra a Santa Missa, pois o Senhor está morto.
No Sábado Santo, a Solenidade da Vigília Pascal, a maior de todas as vigílias, celebramos a certeza da vitória de Cristo sobre a morte.
“Ó noite de alegria verdadeira, que une de novo o céu e a terra inteira…”. A Igreja convida a todos a viver a alegria da ressurreição do Senhor. Cristo venceu a morte! Aleluia!!!
No Domingo da Páscoa, a grande festa da ressurreição de Jesus. Tempo novo, tudo novo, vida nova, esperança nova… Neste dia, a Igreja se enche de júbilo e felicidade completa. Também no Domingo da Ressurreição, a Igreja no Espírito Santo abre a Festa da Penha 2022, a maior festa religiosa do Estado e a terceira maior festa mariana do Brasil.
O Convento da Penha preparou uma programação especial para você viver a Semana Santa com a sua família. Confira abaixo.
Domingo de Ramos | 10 de abril
- Missas no Campinho do Convento: 5h, 7h, 9h (breve procissão de Ramos), 11h e 15h
Coleta da Campanha da Fraternidade: sua oferta deste dia deve ser expressão de seu jejum quaresmal. O gesto deve ter caráter de conversão pessoal, condição para que possamos viver um tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida. Sejamos generosos!
Missas ao longo da semana | 11 a 13 de abril
- Missas no Campinho do Convento: 7h, 9h, 15h
Quinta-Feira Santa | 14 de abril
- Missa com Bênção dos Santos Óleos (Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos) e Renovação das Promessas Sacerdotais: 9h, na Catedral Metropolitana de Vitória
- Início do Tríduo Pascal: Santa Missa da Instituição da Eucaristia, 19h, no Santuário de Vila Velha
No Convento não haverá celebração de Missa. O funcionamento será de 6h às 17h.
Sexta-Feira da Paixão do Senhor | 15 de abril
- Via-Sacra (saindo do portão principal do Convento): 8h, em direção ao Campinho
- Celebração da Paixão do Senhor: 15h, no Campinho do Convento
Sábado Santo | 16 de abril
- Instalação do Terço Gigante entre as palmeiras do Convento: 9h, no Campinho do Convento
- Vigília Pascal: 19h, no Santuário de Vila Velha
Domingo de Páscoa | 17 de abril
- Missas de Páscoa no Convento: 5h – 7h – 9h – 11h
- Festa da Penha 2022: Abertura do Oitavário às 15h30
- Missa do Oitavário (Área Pastoral de Vila Velha): 16h, no Campinho do Convento
Atendimento de Confissões: durante o Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado santo) não haverá atendimento de confissões no Convento. Programe-se para fazer sua confissão com alguns dias de antecedência. Ao longo da semana anterior, as confissões acontecem de 8h30 às 11h e das 14h às 16h.