Primeiro Capítulo Regional dos Frades do Espírito Santo, em 2019

Compartilhe:

Paz e Bem!

O primeiro Capítulo Regional dos Frades do Espírito Santo, deste ano, foi realizado nesta segunda-feira (11/03), no Santuário Divino Espírito Santo, Centro de Vila Velha. Estiveram reunidos 14 freis das três fraternidades franciscanas do estado, da Paróquia Santa Clara, de Colatina, ES; da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Vila Velha e do Convento da Penha.

O encontro regional teve a feliz presença do Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Frei Dario Campos, que também é franciscano, da Ordem dos Frades Menores. Como ele mesmo fez questão de falar, a sua participação fraterna foi como “uma visita de irmão, indo como um confrade, não como bispo”. Dom Dario chegou por volta das 11h. Participou das conversas sobre a Campanha da Fraternidade e sobre a Arquidiocese de Vitória. Em seguida, almoçou com os freis, ainda no Santuário.

No período da manhã, os freis fizeram orações e as leituras de textos bíblicos, cantaram e apresentaram os assuntos que seriam tratados. O encontro é o primeiro deste triênio, após o Capítulo Provincial realizado em Agudos, SP, de 13 a 21 de novembro de 2018, que elegeu o Ministro e Vigário Provinciais, os definidores e também fez a transferência de alguns frades para outras fraternidades da província. Após o almoço, o Frei Paulo Roberto Pereira, que é o Definidor começou a partilhar as notícias e acontecimentos regionais. O definidor leva os assuntos ao Governo Provincial. O governo anima as fraternidades da Província. A Província está presente no Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Angola.

Os Encontros ocorrem ao menos três vezes por ano, e cada Fraternidade recebe periodicamente os demais confrades para a partilha da Palavra, das experiências, das motivações, dos acontecimentos e de outros assuntos. O Capítulo Regional promove também uma vivência da espiritualidade franciscana. Conclama a necessidade do anúncio da paz e do bem.

Ao término do Capítulo Regional, o Definidor é responsável por levar os assuntos mais importantes para o Capítulo Provincial que ocorre a nível nacional, com todas as Fraternidades do Brasil, pertencentes à Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X