“Precisamos cuidar contra o farisaísmo em nossas comunidades”, alerta Frei Paulo César

Compartilhe:

Paz e Bem.

Centenas de fiéis subiram ao Convento da Penha para a Celebração do 8º Domingo do Tempo Comum, nesta manhã de ontem (27). Aproveitando o descanso por conta do feriado de carnaval, os romeiros de Nossa Senhora da Penha vindos de várias partes do Brasil, participaram da Missa das 9h, que foi presidida pelo Frei Paulo César Ferreira, o Vigário da Penha.

Após a acolhida fraterna feita pela voluntária Karol Pertel, Frei Paulo César também acolheu os fiéis bem como as intenções que eram apresentadas nos comentários da transmissão pelas redes sociais e as intenções anotadas, na sequência, depositadas na urna e colocadas aos pés do Altar do Senhor.

Na homilia, o frade refletiu sobre o Evangelho de Lucas 6,39-45. “Todo discípulo bem formado, será como o Mestre. Essa tem sido a nossa realidade? Para sermos cristãos autênticos, coerentes, precisamos ouvir o que o Senhor diz e sermos obedientes àquilo que Ele nos pede. Devemos usar de compaixão, de gratuidade, de generosidade, de caridade, em nossos relacionamentos. Nunca usemos de julgamento, de condenação. Precisamos ter um coração compassivo!”, afirmou Frei Paulo César.

Nós seremos reconhecidos por Deus como verdadeiros discípulos e discípulas, pelas nossas atitudes. “Onde houver ódio, levamos amor. Onde houver ofensa, levamos perdão. Onde houver discórdia, levamos união. Onde houver dúvida, levamos fé. Onde houver erro, levamos verdade. Onde houver desespero, levamos esperança. Onde houver tristeza, levamos alegria. Onde houver trevas, levamos luz. Procuramos consolar, compreender, amar, dar o melhor de nós mesmos. Porque seremos medidos com a mesma medida com que medimos… O rigor do nosso julgamento sobre o outro, mostra que desconhecemos ou ignoramos nossa própria fragilidade e a nossa condição de pecadores diante de Deus. A Igreja é de pecadores e o Senhor Jesus come com os pecadores. ‘Sejam misericordiosos como o Pai é misericordioso com todos!’, disse.

Frei Paulo César alertou os fiéis em relação ao farisaísmo. Segundo ele, essa ação hipócrita pode ocorrer nas nossas comunidades. “Precisamos cuidar contra o farisaísmo que também pode ocorrer em nossas comunidades, falar uma coisa e fazer outra, falar de Deus mas agir como ateus, infiéis. Atenção! Somos cegos quando não vemos a vida – e quando não nos vemos – com os olhos de Jesus. Nosso Senhor, cujos ensinamentos nos levam a um novo modo de viver, de ver, de compreender, de conviver, superando nossos próprios defeitos, nossos próprios interesses. Quem corrige os outros, que se corrija primeiro. Pelo fruto, identifica-se a árvore. A pessoa boa, tira coisas boas do seu bom tesouro interior. A boca do que está cheio o coração. A pessoa boa está sempre querendo fazer o bem a qualquer que seja.

Confira a homilia na íntegra abaixo.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X