Paz e Bem.
O exame histológico confirma a diverticulite. Francisco “está comovido com as muitas mensagens e o carinho recebidos nestes dias e expressa sua gratidão pela proximidade e as orações”.
Continua o período pós-operatório do Papa, que no domingo foi submetido a uma cirurgia programada no intestino. É o que explica o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em comunicado.
“A convalescência de Sua Santidade Papa Francisco – declara Bruni – prossegue de forma regular e satisfatória. O Santo Padre continua a se alimentar regularmente, tendo sido suspensa a terapia de infusão.”
“O exame histológico definitivo – acrescenta o diretor da Sala de Imprensa – confirmou uma estenose diverticular grave com sinais de diverticulite esclerosante.”
Por fim, Bruni informa que “o Papa Francisco está comovido com as muitas mensagens e o carinho recebidos nestes dias e expressa sua gratidão pela proximidade e as orações”.
HISTÓRICO
Terça (06/07)
Francisco repousou bem durante a noite e esta manhã leu alguns jornais. Os resultados dos exames de controle de rotina são bons.
A convalescência do Papa segue regularmente, segundo o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Francisco foi internado domingo à tarde no Hospital Gemelli de Roma para uma operação no cólon.
“Sua Santidade Papa Francisco – lê-se no comunicado – repousou bem durante a noite. Ao acordar, tomou café da manhã, leu alguns jornais e se levantou para caminhar.”
“O período pós-operatório é regular. Os exames de controle de rotina são bons” – acrescentou Bruni com base nas indicações dos médicos que cuidam do Pontífice.”
Segunda (05/07)
O Papa Francisco está em boas condições e atento. É o que afirma o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, no novo comunicado (5/7) sobre as condições de saúde do Papa após a cirurgia ocorrida na noite de domingo (04/07).
“Sua Santidade o Papa Francisco está em boas condições gerais, atento e respirando espontaneamente. A cirurgia para estenose diverticular realizada na noite de 4 de julho envolveu uma hemicolectomia esquerda e durou cerca de 3 horas”, disse Bruni.
Quanto à permanência do Papa no Hospital Gemelli, “prevê-se uma internação de cerca de 7 dias, salvo complicações”.
Domingo
Concluiu-se à noite a cirurgia à qual foi submetido o Papa Francisco, de acordo com um comunicado do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. “O Santo Padre, internado à tarde no Hospital A. Gemelli, foi submetido à noite a uma operação cirúrgica programada para tratar uma estenose diverticular do cólon”.
“O Santo Padre – explicou Bruni – reagiu bem à operação conduzida com anestesia geral pelo Prof. Sergio Alfieri, com a assistência do Prof. Luigi Sofo, do Dr.. Antonio Tortorelli e da Dra. Roberta Menghi.”
“A anestesia foi feita pelo Prof. Massimo Antonelli, pela Professora Liliana Sollazzi e pelos doutores Roberto De Cicco e Maurizio Soave. Também estavam presentes na sala cirúrgica o Prof. Giovanni Battista Doglietto e o Prof. Roberto Bernabei”.
O Pontífice deixou a Casa Santa Marta no início da tarde.
Francisco agradece pelas muitas mensagens e orações
Em sua conta no Twitter, o Papa Francisco agradece a todos aqueles que expressaram proximidade durante sua internação no Hospital Gemelli, em Roma. Saudações de líderes religiosos, chefes de Estado e de Governo, religiosos e fiéis de todo o mundo.
“Fiquei tocado pelas tantas mensagens e pelo afeto recebido nestes dias. Agradeço a todos pela proximidade e oração”, é a mensagem de agradecimento do Papa Francisco em um tuíte.
São muitas as saudações e votos de pronto restabelecimento recebidos, como de Sua Santidade Karekin II, Patriarca Supremo e Catholicos de todos os Armênios, que na terça-feira, dirigindo-se ao seu “amado irmão em Cristo”, assegurou: “Rezemos ao Senhor Celestial que te guarde e te proteja na sua misericórdia, que te conceda longevidade e muitos anos fecundos de pontificado”.