Perdão de Assis: a misericórdia é a urgência de hoje

Compartilhe:

Foto: Renata Esgario

Paz e Bem!

O Perdão se reconcilia com a parte mais profunda do homem. Na Porciúncula, explicam os frades franciscanos, se vive diariamente essa experiência intensa que transforma vidas. Neste dia de Nossa Senhora dos Anjos, se pode pedir a Indulgência Plenária para se reconciliar no coração e no Espírito. A festa do “Perdão de Assis” está intimamente ligada à Porciúncula, a pequena igrejinha reconstruída por São Francisco e que hoje está no interior da Basílica de Santa Maria dos Anjos, em Assis, cidade italiana da região da Úmbria.

Veja o vídeo feito pelos frades de Assis, com entrevista em italiano.

Francisco de Assis, naquela noite luminosa – uma noite de céu –, 02 de agosto de 1216, ao Senhor Jesus e à Virgem Santíssima, que lhe apareceram em visão exatamente na Porciúncula, dirige ao Mestre, estas palavras, um pedido ousado: “Eu te peço, Senhor Jesus, que qualquer homem ou mulher que virá aqui na Porciúncula, arrependido das próprias culpas, possa extraordinariamente experimentar a misericórdia, do perdão”. Essas palavras do Santo de Assis contêm uma urgência: a urgência do perdão, a urgência da misericórdia.

Talvez hoje pareça pouco atual falar de perdão, ou pode ser mais conveniente e mais atual falar de firmeza, de segurança, de fronteiras, porque talvez hoje a misericórdia e o perdão nos pareçam um amor pouco confiável. Ao contrário, porém, Francisco nos sugere que a misericórdia é a emergência que encontramos no coração do homem. A partir do pedido ousado e forte de Francisco de Assis ao Senhor, acontece depois de um banho de espinhos: Francisco vive dois anos de crises dolorosas, com os espinhos da dúvida, da tentação… Francisco se entrega ao amor do Senhor.

Hoje, mais de 800 anos depois, somos convidados a viver este momento de graça e também, assim como fez e faz o povo que visita a Igrejinha de Nossa Senhora dos Anjos na Itália, recebermos a graça do Perdão de Assis.

 

Vamos celebrar a Festa do Perdão de Assis, a misericórdia e o amor de Deus por toda a humanidade, na próxima sexta-feira (5 de agosto). A concentração será às 19h, em frente à Igreja do Rosário, na Prainha. Às 19h30, com velas nas mãos, os fiéis vão iniciar a Caminhada Penitencial rumo ao Campinho do Convento.

Posts Relacionados

Facebook

Instagram

Últimos Posts

X