Paz e Bem!
No próximo dia 30 de julho (sexta-feira), vamos celebrar o Perdão de Assis, a misericórdia e o amor de Deus por toda a humanidade, é a Celebração da Reconciliação. Neste ano, por conta das flexibilizações e novas medidas sanitárias, o evento poderá contar com a presença de quinhentas pessoas no Campinho do Convento. Como no ano passado, a festa também será no formato online ao vivo pelas redes sociais do Convento (Facebook, YouTube e Instagram). Aqueles que optarem pela participação presencial, deverão se inscrever por um link que estará disponível no site do Convento nos próximos dias.
Ainda temos vivido tempos sombrios, difíceis, sobretudo por conta da pandemia. A falta de empatia, o desprezo pela vida, a falta de diálogo… Todas essas situações não estão de acordo com a conduta de verdadeiros cristãos. Infelizmente, são dias de violência, ódio nas redes sociais, rixas políticas, raiva e rancor entre algumas famílias. Mas é também o tempo da graça, o tempo da redenção. É tempo de abrir-se ao reencontro consigo mesmo num exercício de humildade reconhecimento da falta cometida e na generosa disposição de apostar na possibilidade do recomeço.
Nesses tempos também somos chamados ao exercício do perdão. Perdão é a capacidade de ir ao chão, tanto para quem perdoa quanto para quem pede o perdão. Quem pede o perdão se dispõe a descer da montanha do próprio orgulho, a vencer os obstáculos da própria prepotência e a encontrar-se no chão de sua mais plena verdade, cheia de beleza, mas portadora de limites. Quem é perdoado, sente-se livre das amarras do desprezo e da ira.
Temos a possibilidade de vencer o ódio e a desconfiança, construindo uma ponte de reconciliação que torna-nos capazes de transpor o abismo que nos separa daquele que ali está, com toda humildade, pedindo um voto de confiança, pedindo o perdão.
SERVIÇO
Perdão de Assis – Festa da Reconciliação
QUANDO: Sexta-feira (30/07/2021)
HORÁRIO: 19h
Participação: Presencial, através de inscrição no site (em breve o link para inscrição) ou pelas redes sociais.
TRANSMISSÃO AO VIVO: Redes sociais do Convento (YouTube, Facebook e Instagram.
O que é o Perdão de Assis?
O Perdão de Assis é uma celebração franciscana com mais de 800 anos de história. Com materna generosidade, a Ordem Franciscana abre os tesouros que por nosso Senhor, lhe foram confiados e dá à todos seus filhos e filhas a possibilidade de receber o Perdão da Porciúncula, cuja origem se deve àquela ardente caridade com que São Francisco de Assis, Pai Seráfico dos Frades Menores e amante dos pobres, iluminou e incendiou de amor os lugares, as almas, os fiéis e toda a Igreja.
Em 1216, após passar a noite em profunda oração, São Francisco estando na pequenina Igreja da Porciúncula (Itália), nas proximidades de Assis, uma visão de Maria Santíssima e de seu divino Filho. Perguntaram-lhe, naquela milagrosa e singular aparição, que favor ele gostaria de pedir. Zeloso pela salvação das almas, Francisco não demorou a responder-lhes: “Que todos quantos, arrependidos e devidamente confessados, vierem visitar esta igrejinha, possam receber a completa remissão de seus pecados”. Jesus então lhe disse: “É grande o que me pedes; mas o concedo de bom grado, sob a condição de que vás pedir tal indulgência ao meu vigário na terra, o Papa”. Francisco foi às pressas ao encontro do Pontífice da época, o Santo Padre Honório III, que, apesar das hesitações e medos da Cúria Romana, acabou aceitando aquele inusitado pedido. Voltando para a Porciúncula poucos dias depois, Francisco de Assis exclamou, com lágrimas de alegria, diante do povo e do episcopado da Úmbria: “Irmãos, quero levar-vos todos para o Paraíso!” E assim ficou instituído o chamado Perdão de Assis.
O Perdão, constitui-se como uma manifestação do amor misericordioso de Deus sobre à Igreja e sobre os fiéis, sendo também um sinal da paz e do bem deixados como herança por São Francisco de Assis.
Ao participar da Celebração do Perdão de Assis, os fiéis, a partir de reflexões pessoas, meditações, orações, experiências de fé e dos ritos sacramentais, recebem de Deus a misericórdia, a compaixão e a Indulgência Plenária. O momento propicia aos participantes, um profundo e sincero exame das atitudes e pensamentos.
O privilégio de receber o perdão e a reconciliação, nos dada como garantia a partir do Evangelho de Nosso Senhor, se estende também ao Convento da Penha. “Irmãos, quero levar-vos todos para Paraíso!”, permanece a clamar Francisco de Assis a todo fiel cristão. Façamos de Vila Velha a nossa Cidade de Assis.
Celebração do Perdão de Assis, um momento de espiritualidade, oração, silêncio e profundo reconhecimento da misericórdia de Deus. Participe! Convide sua família, seus amigos!